É
com muita frequência que encontramos moedas do império Romano evocando os
“VOTA” (votos) particularmente nos séculos III e IV da nossa era.
Esses
reversos, muitas vezes limitam-se a algumas letras e números no interior duma
coroa.
Esse
tipo epígrafo fez dizer a Ernesto Babelon no seu tratado das moedas (t.l, p.63) que não passavam de moedas vulgares,
embora tenha reconhecido que era interessante por fixar uma cronologia.
Portanto
as moedas romanas que representam os votos, são associadas a tipos figurativos
mais diversos do que à primeira vista
parecem.
Além disso, estas moedas
evocam um assunto primordial, na história imperial romana: a relação dos imperadores com
a religião.
Constantino
I- Follis cunhado em Salonica em 317-318
Anv. Constantino
com diadema e drapeado à direita,
IMP
CONSTANTINVS PF AVG
Rev (No
interior duma coroa) VOT XX MVLT
XXX T.S.Γ.
(Ref. RIC
VII-Salonica 27)
Este reverso apresenta o
tipo mais corrente de votos : linhas com
letras e números
Constantino II- Medalha de prata cunhada em Salonica 337-340
Anv. Constantino II à esquerda, com coroa radiada; um
globo
encimado por uma Vitória na mão direita, e um cetro na
esquerda,
CONSTANTINVS
IVN NOB CAESAR
Rev.
Cipo sobre um altar com a inscrição XX XXX MUL FEL (em quatro linhas), TSΓ
VOTA ORBIS
ET URBIS SENET PR
Os votos que encontramos mencionados nas moedas
romanas, fazem referência a cerimónias religiosas celebradas para obter favores dos deuses para
o imperador e para o Império.
Eram acompanhados
por um sacrifício solene e podiam ser pronunciados para obter um favor divino, neste caso orientados para o futuro.
Nesta eventualidade: as legendas nas moedas indicam que os Votos são
“VOTA SVSCEPTA” (votos pedidos).
Em termos religiosos podemos
falar de votos propiciatórios, ou seja para obter piedade, indulgência, ou
outro benefício dos deuses em troca dum sacrifício.
Súplicas
que nem sempre se concretizavam.
Caso
o voto se realizasse, era hábito fazer outra cerimónia de agradecimento.
Neste
caso as moedas tem a menção VOTA SOLVTA (Voto
concretizado), nesta circunstância orientado para o passado e destinava-se a
agradecer aos deuses a concretização dum voto pedido .
Moeda do imperador Augusto
mencinando os VOTA SVSCEPTA
Augusto-Denário, cunhado em
Roma, 17-16 a.C..
Anv. Augusto à direita
Rev. IOVI VOT SVSC PRO SAL CAES AVG S.P.Q.R .
Um voto feito a Júpiter (IOVI)
em favor da saúde de Augusto César
PRO SALUTE CAESAR AVGVSTVS
(SPQR) em nome
do Senado e do Povo Romano.
(Ref. RIC I-57)
Antonino
Pio-Dupôndio cunhado em Roma 158-159
Anv.
Antonino com coroa radiada à direita,
ANTONINVS
AVG PIVS P P TR P XXII
Rev.
Antonino com manto e véu, oferecendo um sacrifício,
VOTA
SVSCEPTA DEC III COS IIII S C
(Ref. RIC 3-1020, BMCRE-2075)
Sétimo
Severo-Denário cunhado em Roma em 206
Anv.Sétimo
Severo laureado à direita,
SEVERVS
PIVS AVG
Rev. (à direita), Sétimo Severo oferecendo um
sacrificio acompanhado por um flautista,
VOTA SVSCEPTA XX
(Ref. RCS-794)
Moedas de Antonino Pio mencionando os VOTA SOLVTA destinada a agradecer aos deuses a concretização dos seus votos.
Antonino Pio-Sestércio cunhado em Roma em 159
Anv. Antonino laureado à
direita,
ANTONINVS AVG PIVS PP
Rev. Antonino com manto e véu, oferecendo um sacrifício,
VOTA SOL DEC II COS IIII
SC
(Ref. RIC-792, BMC-1723,
Cohen-1107)
Antonino Pio-Denário cunhado em Roma no ano 159.
Anv. Antonino laureado à direita,
ANTONINVS AVG PIVS PP TR P XXII.
Rev. Antonino com manto e véu oferecendo um sacrificio,
VOTA SOL DEC II COS IIII
VOTA SOLVTA, (Agradecer os seus vinte anos de reinado).
DEC II, (Segunda década).
COS IIII, (Cônsul pela quarta vez).
(Ref .
RIC-291)
A tradição dos votos já é anterior à
fundação do império.
Portanto durante o período Republicano
apenas um denário da Gens Nonia (que não consegui encontrar) lhes faz
referência.
A frequência
dos votos está relacionada com o formalismo da religião romana.
Durante o período imperial, era frequente oferecer votos públicos aos deuses para a prosperidade do Império.
Outros votos eram oferecidos dois dias antes dos "nonae" pela saúde do imperador.
(No calendário romano os nonae são o quinto ou sétimo dia do mês.
Sétimo quando os meses têm 31 dias: Martius, Maius, Quintilis e October.
Quinto quando têm menos de trinta dias: Januaris, Februarius, Aprilis, Iunius, Sextilis, September, November, December, e o eventual mês Intercalarius ou Mercedonius, de vinte e dois ou vinte e três dias, inserido no mês de Februarius unicamente nos anos bixestos).
Durante o período imperial, era frequente oferecer votos públicos aos deuses para a prosperidade do Império.
Outros votos eram oferecidos dois dias antes dos "nonae" pela saúde do imperador.
(No calendário romano os nonae são o quinto ou sétimo dia do mês.
Sétimo quando os meses têm 31 dias: Martius, Maius, Quintilis e October.
Quinto quando têm menos de trinta dias: Januaris, Februarius, Aprilis, Iunius, Sextilis, September, November, December, e o eventual mês Intercalarius ou Mercedonius, de vinte e dois ou vinte e três dias, inserido no mês de Februarius unicamente nos anos bixestos).
Os romanos pensavam
que tinha sido inserido no calendário romano com Januarius e Februarius pelo
rei Numa Pompílio no século VII a.C.).
Também acontecia que se pronunciassem votos em ocasiões especiais, nomeadamente para solicitar saúde para o imperador doente.
Encontramos igualmente votos pronunciados para os cinco, dez, quinze, vinte, trinta e mesmo quarenta anos de reinado do imperador.
Constâncio-Sólido cunhado na Síscia, 347-348 .
Também acontecia que se pronunciassem votos em ocasiões especiais, nomeadamente para solicitar saúde para o imperador doente.
Encontramos igualmente votos pronunciados para os cinco, dez, quinze, vinte, trinta e mesmo quarenta anos de reinado do imperador.
Constâncio-Sólido cunhado na Síscia, 347-348 .
Anv. Constâncio com diadema e drapeado à direita,
CONSTANS AVGVSTVS.
Rev. Duas Vitórias
mantendo entre elas uma grinalda com a inscrição VOT X MVLTiplicabilis XX,
VICTORIAE DD NN AVGG, SES.
(Agradecimento pelos 10 anos de reinado e
votos para que se repitam por mais vinte).
Por temerem provocar a ira dos deuses, era com muita frequência que os romanos faziam votos acompanhados por cerimónias religiosas.
Por temerem provocar a ira dos deuses, era com muita frequência que os romanos faziam votos acompanhados por cerimónias religiosas.
Este
formalismo bem presente no quotidiano romano, é um dos principais cultos da
religião muito fiel às suas tradições.
Algumas
legendas mais utilizadas para mencionar os votos
VOTA PVBLICA
(votos públicos)
VOTA
SVSCEPTA (votos pedidos)
VOTA SOLVTA
(votos concretizados)
VOTA V (vota
quinquannalis)
VOTA X (vota
decennalis)
VOT X et XX
(votis decennalis (solitis) et multis
vicesimarius (susceptis)) VOT XV MVLT
XXX (Votis quindecennalibus (solitis)
multis tricesimalibus (susceptis)).
VOT XX sic
XXX (votis vicennalibus (feliciter
solutis) sictricesimalia (solventur)).
VOTIS MVLTIS
(votis multis (susceptis solutisque)).
Legendas menos utilizadas evocando os votos.
VOT
PC (vota populi constantinopolitani)
VOT
PR (vota populi romani)
VOT
PVB (vota publica)
VOT
X F por vezes FEL (votis decennalibvs
felicibus)
A estes
exemplos devem ser adicionados votos às referências : quinquannalia,
decennalia, quindecennalia etc.
É ao
imperador Augusto no ano 27 a.C., que se deve a instauração dos votos decenais,
quando no dia 13 de janeiro do ano 27 a.C., prometeu que nos próximos dez anos haveria
paz em todo o mundo romano.
Passados
estes dez anos, fez novos votos por cinco anos de governo que foram renovados
periodicamente até ao fim do seu reinado.
Estes votos
são uma das bases de datação das moedas, especialmente na ausência da menção do
Consulado Imperial.
Os votos
tornaram-se mais frequentes nas moedas romanas a partir do reinado do imperador
Trajano, (fim do primeiro início do
segundo século d.C.).
A partir daí
podemos observar através dos séculos a notável continuidade das moedas com
os VOTA, até aos imperadores bisantinos
do século VI.
Quase todos os imperadores (mesmo ursupadores) cunharam moedas mencionando os votos.
São raros aqueles que não o fizeram, e quase
sempre por causa do seu muito curto reinado, (por vezes algumas semanas, e até alguns dias).
Os votos também são pouco frequentes em moedas
das imperatrizes.
A tradição iconográfica da representação dos
votos continou nas moedas do Império Bisantino.
Esta iconografia assim como outros temas pagãs,
ainda duraram muito tempo apesar da adoção do cristianismo como religião
oficial do império do Império por Constantino I no início do século IV.
Teodósio II-Sólido cunhado em Constantinopla entre 430
e 439
Anv. Teodósio de frente com uma lança ao ombro,
diadema, capacete e armadura,
D N THEODO-SIV PF AVG.
Rev. Constantinopla sentada no trono com o globus
cruciger na mão direita, e cetro na
esquerda,
VOT XXX MVLT XXXX (CONOB=
oficina monetária, Constantinopla)
Outras representações figurativas e epigráficas associadas aos
votos.
Muitas referências aos votos são unicamente
representadas em forma de texto, como é o caso no reverso deste denário de Lucila
esposa de Lúcio Vero cunhado no ano 164.
Lucila (Annie Aurelia Galerie Lucilla)
Denário cunhado em Roma em 164
Anv. Lucila drapeada à direita,
LVCILLAE AVG M ANTONI AVG F
Rev. VOTA PVBLI-CA em três linhas no interior de uma coroa de
louro.
Este tipo de
representação não exclui os tipos figurativos associados à temática dos votos,
que são muito diversos.
Durante o
período mais antigo ou seja entre os reinados de Trajano e Adriano, o tipo dos
votos representado nas moedas, era a imagem do imperador sacrificando só, ou
por vezes acompanhado por sacerdotes, magos, músicos e outros.
Adriano-Denário cunhado em Roma 134-138
Anv. Adriano com diadema à direita,
HADRIANVS AVG COS III P P
Rev. Adriano com manto e véu oferecendo um
sacrifício,
VOTA PUBLICA
(Ref.RIC II-290, BMCRE-777,
RSC-1481)
Antonino
Pio-Sestércio cunhado em Roma em 147-148
Anv. Antonino laureado à direita,
ANTONINVS
PIVS PP TR P XI
Rev.
Antonino com manto e véu oferecendo um sacrifício.
COS IIII VOTA SC
(Cohen-1095)
Também acontece que os
Vota sejam representados num escudo entre duas Vitórias, numa coluna, num
altar, um“estandarte militar” etc, (neste
caso associados à guerra).
Licínio I-Follis cunhado na Síscia em 220
Anv. Licinio laureado e com couraça à direita,
LICINIVS IVN NOB C
Rev. Duas Vitorias sustentando um escudo em cima de um altar,
com a legenda VOT PR em duas linhas.
VITORIA LAETAE PRINC
PERP B SIS
(associado à guerra)
(Ref. Ric 7-98)
Licínio II- Follis cunhado na
Síscia em 320
Anv. Licínio vestido de
militar com uma Vitória na mão direita,
LICINIVS IVN NOB CAES
Rev. VOT X num estandarte, e
dois cativos,
VIRTVS EXERCIT
SIS
(associado
à guerra)
(Ref. RIC VII-Síscia 125)
Contantino II-Follis cunhado
em Londres em 322-323
Anv. Constantino drapeado com
coroa radiada à direita,
CONSTANTINVS IVN NC
Rev. VOT IS XX, num altar
encimado por um globo,
BEAT TRANQLITAS F B
PLON (Neste caso associado à paz)
(RIC
VII- Londres 253)
Durante os
períodos críticos do império especialmente a partir da segunda metade do século
III, muito imperadores tiveram que implorar os deuses para lhes conceder a vitória
militar e deram-no a conhecer através
das moedas : mas não é certo que os seus
votos sempre se concretizassem.
MGeada
Bibliografia
http://www.ancientcoins.ca/RIC/index.htm
Bibliografia
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