Asclépio (em grego, Asklepiós) ou Esculápio
(em latim, Aesculapius), deus da
medicina e da cura na mitologia greco-romana, tem como símbolo, um bastão ou
bordão, com uma cobra enrolada.
Faustina II (a Jovem), AE 15 cunhado em Lídia, cerca
de 170 d.C.
Anv. Faustina à
direita
Rev. Bastão de Esculápio
(Ref. BMC-16,
Waddington-5045)
Apesar de não fazer parte do Dodecateão “deuses do Monte Olimpo”, nem do Panteão
Romano, Asclépio foi uma das divindades mais populares do nundo antigo ao ponto
que, Lúcio Apuleio aquando duma alocução disse, Aescupapius ubique “Esculápio por
toda a parte, em todos os lados”.
(Lúcio Apuleio: escritor e
filósofo romano).
Asclépio ou Esculápio deus da medicina, aparece com muita frequência na
numismatica greco-romana.
Nas primeiras seis moedas
por serem cunhadas em regiões da Grécia Antiga, vou designá-lo por Asclépio;
nas moedas romanas, por Esculápio.
Pérgamo (Mísia)-AE 20, cerca de 300-133 a.C.
Pérgamo (Mísia)-AE 20, cerca de 300-133 a.C.
Anv. Asclépio laureado à direita
Rev. Águia sobre um raio
Pérgamo (Misia)-AE 17 cerca de 200-30 a.C.
Anv. Asclépio à direita
Rev. Cobras entrelaçadas
(Ref. SNGCop-401, Lindgren I-299, BMC-164)
Lendas
Segundo a lenda mais corrente, Ascplépio era filho de Apolo e Coronis,
filha de Flégias rei dos “lápidas”.
Coronis na ocasião vivia com Apolo e já estava grávida, quando tomou novo
amante; um arcadiano chamado Isquis.
Apolo foi prevenido da sua infortuna graças ao seu dom de adivinhação, ou
então terá sido avisado por uma gralha-preta (pássaro da família dos corvos), que na ocasião eram brancas.
Coronis ao ter conhecimento do fato, amaldiçou a gralha que a partir desse
dia passou a ter a plumagem preta.
Ilhas de Cária,
Cós-Tetrabolo, cerca de 145-88 a.C.
(Magistrado NIKOME ΘEYФAMI)
Anv. Asclépio à
direita
Rev. cobra no
interior de um quadrado côncavo
(Ref. ANSMN-11)
Pérgamo (Mísia)-AE 14, 113 a.C.
Anv. Asclépio laureado à direita
Rev. Bastão de Asclépio
(Ref. SNGFrance-1828, SNGCop-370)
Apolo contou a sua infelicidade à
sua irmã Artemis que de imediato crivou de flechas a infiel Coronis, ou então
terá sido ele mesmo que a matou assim como o seu amante Isquis.
Os corpos já se encontravam na pira funerária, quando Apolo se apercebeu
que a sua amante estava grávida. Sem hesitar, arrebatou o filho do ventre de
Coronis salvando-o das chamas.
Anv. Asclépio laureado à direita
Rev. Cobra
(Ref. SNG V,Aul. 1372)
Ilhas de Cária, Cós-AE
22, I século a.C.
Anv. Asclépio
laureado à direita
Rev. Cobra
(Ref. COP-684,
BMC-194, SNG Tubingen-3525)
Numa outra versão, Coronis deu à luz normalmente quando em companhia do seu
irmão visitava Epidauro, cidade da Grécia Antiga.
Uma outra lenda diz-nos, Asclépio ser filho de Arsinoé, uma filha de Leucipe.
De início o pequeno Asclépio foi acolhido por um pastor que o alimentou com
o leite das suas cabras.
Mais tarde, Apolo confiou o seu filho ao Centauro Quírom que lhe ensinou a
arte da medicina.
Sabina-AE 28
cunhado em Lídia, por cerca de 130
Anv. Sabina à
direita
Rev. Bastão de
Esculápio
(Ref. BMC-15, SNG Cop-210)
Cómodo- AE 31 cunhado
em Lídia, 177-192
(Magistrado, Vettios Antoninus)
Anv. Cómodo à
direita.
Rev. Esculápio com
o bastão na mão direita, à sua esquerda um sacerdote
(Ref. Mionnet IV-327, Vienna-8228, Paris-563-564)
Atena deu a Esculápio dois frascos contendo o sangue de uma Medusa.
Um altamente venenoso permitia matar, outro um remédio maravilhoso que permitia
ressuscitar os mortos.
Após ter ressuscitado Licurgo (rei de
Nemeia), Canapeu (um dos sete contra
Tebas), Tíndaro (na mitologia
grega rei de Esparta), Hipólito (filho de Teseu e de Hipólita, rainha das amazonas), Hades
queixou-se a Zeus que a ordem do mundo era susceptível de ser alterada e este matou Asclépio com um raio.
Clódio Albino- Denário cunhado em Roma, 193-195
Anv. Clódio à direita
Rev. Esculápio com o seu bastão
(Ref. RIC
IV-2, BMCRE-88, RSC-9), Cohen-9)
Geta-Denário
cunhado em Roma 194-195
Anv. Geta à
direita
Rev. Esculápio
ladeado por duas cobras no interior
de um
dos seus muitos templos, (raríssimo)
Enfurecido, Apolo matou os ciclopes que forjaram o raio.
Ato que não agradou a Zeus que, sem a intercessão de Léto (ou Latona), uma das suas amantes,
Apolo que teria sido lançado ao “Tarto”,
só foi condenado a servir um ser mortal como pastor durante um ano.
(Tarto: na mitologia grega
um lugar localizado nas profundezas da terra).
Outra lenda diz-nos que Apolo não se
vingou nos ciclopes , mas nos seus filhos.
Todavia Zeus, ressuscitou Asclépio sobre a forma de uma serpente, cumprindo assim a profecia da filha de Quírom,
que tinha predito que este viria a ser um deus.
Asclépio foi considerado como um dos deuses mais populares.
Casou com Epione, princesa de Cos (o
seu nome significa suave), tiveram diversos filhos entre os quais Panáceia,
Hígia (ou Higéia) e Télesforo.
Caracala-AE 29 cunhado em Augusta Trajana (Trácia)198-217
Caracala-AE 29 cunhado em Augusta Trajana (Trácia)198-217
Anv. Caracala
laureado à direita.
Rev. Esculápio no
interior do templo
(Ref. Moushmov-3078)
(Augusta
Trajana: atual Strara Zaroga em Bulgária)
Caracala-
AE 30 cunhado em Pérgamo (Mísia) em 214
Anv.
Caracala com couraça e laureado à direita
Rev.
À esquerda Caracala vestido com a toga; junto ao templo,
um vitimário prestes a sacrificar um touro em louvor de Esculápio
um vitimário prestes a sacrificar um touro em louvor de Esculápio
(Ref. SNGFrance-2230,
BMC-324, Von Fritze Pergamon pl, VIII, 8)
(Mísia: antiga Ásia Menor,
atualmente território da Turquia)
Culto
Os seus principais santuários (Asclépieia) eram Epidauro o “mais famoso”, Tricca, Cós, Pérgamo,
Atenas, Cnidos e Cirene.
Epidauro foi a “Meca” da medicina durante muitos séculos
e, só perdeu a sua hegemonia após ser destruído por um sismo durante o período
romano.
Era ao templo de Epidauro que se ia buscar a cura
seguindo algumas regras muito austeras.
Serpentes não venenosas passeavam livremente no tempo de Asclépio.
Em seguida o
deus aparecia em sonho aos sacerdotes do culto, e revelava-lhes o remédio que
curava o doente.
No século VI a. C., Epidauro fazia parte da Antifictiona, liga religiosa que agrupava doze povos, não cidades, quase todos da Grécia Central nos tempos do período arcaico, antes do surgimento da Pólis, e períodos seguintes da Grécia Antiga.
Templo de Hígia,
filha de Asclépio
No século VI a. C., Epidauro fazia parte da Antifictiona, liga religiosa que agrupava doze povos, não cidades, quase todos da Grécia Central nos tempos do período arcaico, antes do surgimento da Pólis, e períodos seguintes da Grécia Antiga.
Epidauro participou nas guerras Persas e tornou-se um ponto estratégico
entre Esparta e Atenas.
A sua celebridade foi adquirida através do tempo de
Asclépio.
Caracala-AE 28
cunhado em Marcianopolis 198-217
Anv. Bustos de
Caracala e Júlia Domna (sua mãe)
Rev. Hígia no
interior do templo
(Ref. Varbanov-1048)
(Marcianopolis: cidade romana na província de
Mésia, actual Devnja em Bulgária)
Antonino
Pio-Áureo cunhado em Roma em 215
Anv.
Antonino laureado à direita
Rev.
Esculápio no interior de um templo; à sua direita uma criança ;em frente do
templo Antonino oferecendo um sacrifício; à sua direita, um secerdote
(Ref.
Choen-317, RIC-270ª, BMCRE-148)
A cidade juntou-se à Liga Aqueia ou Liga Acaia e foi tomada por Cleômenes III no ano 255 a.C..
Os descendentes de Asclépio, os “Asclepíades” formaram uma confraria com os seus ritos secretos.
A cidade juntou-se à Liga Aqueia ou Liga Acaia e foi tomada por Cleômenes III no ano 255 a.C..
No Século I a.C.,
foi saqueada por Sula, homem de estado romano, que na ocasião era cônsul.
A cidade
desapareceu definitivamente da história, no século VI da nossa era.
Nas suas ruínas podemos observar vários templos, entre os
quais o Templo de Asclépio.
Os descendentes de Asclépio, os “Asclepíades” formaram uma confraria com os seus ritos secretos.
Hipócrates grande médico da antiguidade dizia ser descendente de Asclépio.
O culto de Esculápio foi introduzido em Roma no ano 290 a.C., aquando de
uma epidemia de peste.
Um templo ao deus foi erigido numa ilha do Tibre.
Mais tarde, por vezes era confundido com Serápis, divindade sincrética
helenístico-egípcia da Antiguidade Clássica.
Iconografia
De início representado como um jovem imberbo, por volta do século IV a.C., passou
a ser representado como um homem de idade com a barba grande.
Por vezes Asclépio aparece rodeado pela sua esposa, Epione (a que cura), das suas filhas, Panácea, Hígia, e dos seus
filhos Podalírio, Machaon e Télesforo.
Póstumo, Antoniniano
cunhado em Colônia em 226
Anv. Póstumo à
direita
Rev. Esculápio
com o seu bastão na mão direita
(Ref. RIC V-2 Cologne
327 , Elmer-418, Cunetio Hoard-2433)
Galieno-Antoniniano
cunhado em Antioquia 265-266
Anv. Galieno à
direita
Rev. Esculápio com
o bastão na mão direita
(Ref. RIC-632)
Podalírio e Machaon herdaram o dom da cura do seu pai e governaram juntos as cidades de Tricca, e Itome.
Devido à sua boa reputação na área da medicina, foram convidados a participar na expedição a
Troia onde prestaram bons serviços como médicos.
Télesforo: epíteto do deus Euamerion também era adorado no templo de
Esculápio.
Télesforo, terceiro filho de Asclépio é uma divindade associada à
convalescença, aparece muitas vezes representado juntamente com o seu pai e sua
irmã Hígia.
No Oriente e principalmente na Bulgária, algumas farmácias parecem
santuários pagãs consagrados a duas divindades; Esculápio e Hígia das quais os
bustos enquadram as portas.
MGeada
Bibliografia
Dr. Constance Joel.; les Filles d’Esculape, Éditions Robert Lafont, 1988
Edith Hamilton ; La Mitologie, Ses Dieux, ses Héros, ses Legendes,
Éditions Marabout 1978
José Maria Folgosa ,
Dicionário de Numismática, Edição: Livraria Fernando Machado, Porto, “sem data”.
Mário da Gama
Kury ; Dicionário da Mitologia Grega e Romana. Zahar, 2003. 405p.
Mitologia- Mitos
e Lendas de Todo o Mundo, Editora Caracter, edição 2012.
Thomas Bulfinch,
O Livro da Mitologia,Editora Martin Claret,2013.
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