Desde a sua construção, o Coliseu foi considerado
como uma das maiores maravilhas arquitetônicas do mundo.
O seu verdadeiro nome é "ANFITEATRO FLAVIANO", (em latim: Amphitheatrum Flavium) foi chamado de Coliseu, devido à colossal estátua de bronze do imperador Nero que ficava perto deste edifício.
O seu verdadeiro nome é "ANFITEATRO FLAVIANO", (em latim: Amphitheatrum Flavium) foi chamado de Coliseu, devido à colossal estátua de bronze do imperador Nero que ficava perto deste edifício.
Situado num local onde existia um lago artificial
que se estendia pelos jardins da DOMVS AVREA, a “Casa Dourada de Nero”, a sua construção
teve início no ano 77 no reinado de Vespasiano e, no ano 79 aquando da morte do imperador, o terceiro andar já
estava concluído e podia receber 50 000 espectadores.
O seu filho “imperador Tito”, acrescentou-lhe mais dois e, terá sido
terminado e inaugurado no ano 80, ficando com 50 metros de altura, 524 metros
de periferia, 80 fileiras de arquibancadas, e podia receber 80 000 ou
90 000, espectadores (há
divergências).
Aquando da sua inauguração era conhecido como “Anfiteatro Flaviano”.
O grande objectivo era proporcionar à população momentos de distração com
combates de gladiadores e animais.
Ao contrário de outros anfiteatros situados na periferia das cidades, o
Coliseu foi construído literalmente e simbolicamente no coração de Roma.
Escolas de gladiadores e outras dependências foram construídas nas
proximidades.
Dion Cassius relata que 9 000 animais selvagens foram mortos durante
os jogos inaugurais.
O edifício foi em seguida ampliado por Domiciano, imperador recém nomeado e
filho mais novo de Vespasiano, que o dotou com um hipogeu (subsolo) para alojamento de animais e gladiadores e, acrescentou
uma galeria no topo do edifício para aumentar o número de lugares.
(Hipogeu: Em latim
“hipogeus”,usado principalmente nos jogos sangrentos. Jaulas, e animais ficavam
ali guardados; assim quando começavam os jogos era aberto um alçapão e do
“hipogeu”, saiam jaulas e animais para
completarem o show violento.
Com este sistema as pessoas
não tocavam nos animais antes de começarem os jogos.)
No ano 107, sob o reinado de Trajano 10 000 homens e 11 000
animais foram envolvidos durante 123
dias de festa.
Tecnicamente, 2 000 marinheiros foram necessários para manobrar por
cima do Coliseu o imenso velarium que dava sombra aos espectadores.
Estes podiam então admirar durante o verão e cerca de seis vezes por ano, o
combate de gladiadores cuja idade raramente excedia vinte e dois anos.
O povo tomava consciência da sua classe na hierarquia romana e, do seu
estado, constituído graças a esta organização estrita da repartição dos lugares,
e das regras vestimentares.
O imperador tinha o seu lugar previlegiado e, toda a gente o podia ver no seu
camarim, sublinhado pela arquitetura nos três locais dos jogos.
A visão das multidões num Coliseu cheio, com o imperador ao centro, era
certamente espetacular. As moedas cunhadas por ocasião da inauguração no ano
80, dão-nos uma pequena ideia.
Os imperadores utilizavam os teatros, o anfiteatro e o circo para fins
políticos, e fizeram destes locais os melhores sítios para arranjarem novos
adeptos à sua causa.
A presença do príncipe dava oportunidade às pessoas para expressarem
coletivamente o seu entusiasmo, mas também a sua insatisfação .
Ainda mais: o povo pela sua presença também participava no castigo dos
inimigos públicos, ou na humilhação dos denunciadores caso o suposto inimigo
fosse absolvido.
Como sempre no caso de suplício público o objectivo era a dissuasão.
Como sempre no caso de suplício público o objectivo era a dissuasão.
Decerto de uma maneira muito concisa, podemos dizer que os imperadores
queriam criar através desta organização das arenas, uma escola moral.
Os combates entre gladiadores privados, passaram a ser oficializados.
Alguns contemporâneos credíveis como Plínio o Jovém, observaram de uma
maneira natural que os combates de gladiadores e a caça, tinham um impacto
educacional sobre a juventude incentivando-os à bravura e não temer a morte, mesmo que se
fossem escravos ou criminosos que lutassem (Plínio,
Panagyric, 33, 1).
As imagens mais antigas que temos do Anfiteatro Flaviano, são representadas
em moedas do imperador Tito. Outros imperadores seguiram o seu exemplo; todavia,
estas moedas mais ou menos raras (consoante
o imperador), são muito procuradas e neste caso, valiosas.
Os bronzes de Tito dos anos 80 - 81 são muito interessantes, pois veêm-se
os espectadores no interior do edifício.
À direita vê-se a fonte "META
SUDANS" onde se lavavam os gladiadores.
A estátua do colosso não se vê.
Diz-se que ela tinha a da altura do edifício, e teria sido levada para o
local no reinado do imperador Adriano,
por ocasião de um espectáculo.
Terá sido puxada por 24 elefantes.
Terá sido puxada por 24 elefantes.
Anv. Tito à
esquerda sentado numa cadeira curul,
IMP T CAES VESP
AVG P M TR P P P COS VIII S C
Rev. Coliseu, a Domus Áurea e a fonte Meta Sudans
(Ref. RIC-10 var., Cohen-400 var.)
No reverso podemos observar “pequenos pontos anónimos”, que representam as
cabeças da multidão nas cáveas, os painéis alternados com ou sem “velarium” no quarto andar; as estruturas
de madeira do telhado, e a quadriga por cima da entrada central.
(Cáveas, “em latim cavea”:
na Roma antiga, eram secções de assentos da área dos espectadores nos teatros
romanos, tradicionalmente organizada por três secções horizontais,
correspondentes à classe social dos espectadores.
As celas subterrâneas dos
anfiteatros onde os animais selvagens eram confinados antes dos combates,
também eram denominadas por cáveas ou hipogeu.)
(Velarium: toldo para
proteger os espectadores das intempéries)
Se observarmos com atenção, podemos ver a distribuição dos assentos na cávea, e a
arquibancada.
O imperador, é o pequeno ponto no centro sentado no seu camarim.
No exterior à esquerda, uma parte da “Domvs Aurea” (Casa Dourada de Nero), à direita a fonte“Meta Sudans”, onde se lavavam
os gladiadores.
Degradado no reinado de Macrino no ano 217, Heliogábolo mandou-o reparar em
218, mas será preciso esperar mais cinco anos, para que possa ser inteiramente reutilizado.
Foi Gordiano III que lhe deu o toque final em previsão das festas do
milénio da fundação de Roma.
No ano 250 sofreu novos estragos e novas reparações por Trajano Décio.
Os últimos combates de gladiadores no Coliseu, segundo alguns históriadores,
tiveram lugar, no ano 404.
Nos anos 444 e 470, ficou degradado após a ocorrência de sismos, e foi Basílio, cônsul, no ano 508, que o
mandou restaurar.
Ainda foi alvo de reparações no ano 523.
Mais tarde, voltou a sofrer estragos com novo tremor de terra, e começou
progressivamente a ser esquecido.
Como a maior parte dos monumentos
antigos, serviu de depósito de materiais, e grande parte das suas pedras foram
usadas noutras construções.
A sua reabilitação começou verdadeiramente no princípio do século XIX sob
as ordens do imperador Napoleão I.
O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 400 anos.
O último registo foi efectuado no século VI da nossa era, muito depois da
queda de Roma no ano 476.
Deixou de ser utilizado para divertimento no início da idade Média, mais tarde foi utilizado como habitação, sede
de ordens religiosas, e templo cristão.
Uma série de áureos e bronzes emitida anos depois por Alexandro Severo, e
Gordiano III, também mostram o Coliseu.
Alexandre Severo-Áureo cunhado em Roma em 223
Anv. Alexandre laureado à direita,
IMP C M AVR SEV ALEXAND AVG
Rev. Coliseu com estátuas no interior das arcadas,
Colosso de Nero à esquerda e metade de um frontão e
coluna (talvez o templo de Júpiter Vitorioso?) Neste áureo veêm-se os mastros
que serviam para fixar o
“velarium” toldo.
PM TR P II COS P P
(Ref.
RIC-33, Calico-309, Sear II-7825)
Alexandre Severo-Sestércio cunhado em Roma, cerca do ano 223
Anv. A. Severo à laureado à direita,
IMP CAES M AVR SEV ALEXANDER AVG
Rev. Coliseu, à esquerda, a Meta Soudans,
à direita templo de Júpiter Vitorioso S C
PONTIF MAX TR PII COS PP SC
Em exemplares do mesmo tipo bem conservados, do lado do templo veêm-se dois
combatentes na
arena.
(Ref. RIC-410 (R4),
Cohen-468, Sear-8008)
Gordiano III- Sestércio cunhado em Roma 238-240
Anv. Gordiano com couraça, uma lança na mão direita e escudo na esquerda,
IMP GORDIANVS PIVS FELIX AVG
Rev. Coliseu no qual se afrontam um touro e um elefante montado por um
cornaca.
Ao centro, o camarim imperial ocupado por Gordiano
No exterior, à esquerda a estátua da Fortuna com um leme e, a Meta Soudans
À direita um templo com Júpiter Vitorioso no interior,
MVNIFICENTIA GORDIANI AVG
Gordiano III-Sestércio cunhado em Roma 238-240
Anv. Gordiano laureado à direita,
IMP GORDIANVS PIVS FELIX AVG
Rev. Coliseu no qual se afrontam um touro e um elefante montado por um
cornaca.
Ao centro, o camarim imperial ocupado por Gordiano
No exterior, à esquerda a estátua da Fortuna com um leme e, a Meta Soudans
Á direita um templo com Júpiter Vitorioso no interior,
MVNIFICENTIA GORDIANI AVG
Gordiano III-Sestércio cunhado em Roma 238-240
Anv. Gordiano drapeado à esquerda, com uma vitória na mão direita e um
cetro na esquerda,
IMP GORDIANVS PIVS FELIX AVG
Rev. Coliseu no qual se afrontam um touro e um elefante montado por um
cornaca.
Ao centro, o camarim imperial ocupado por Gordiano
No exterior, à esquerda a estátua da Fortuna com um leme e, a Meta Soudans
Á direita um templo com Júpiter Vitorioso no interior,~
MVNIFICENTIA GORDIANI AVG
(Ref. Doc. Num. Vet.
vol.VII, pag.315)
Este sestércio do imperador Gordiano III, foi a última representação do
Coliseu na numismática romana antiga.
Será preciso esperar mais 1.740 anos par vermos novamente este colossal
edifício no estado atual, “degradado”no anverso da moeda de "cinco cêntimos de
euro italiana".
Itália-Cinco cêntimos 2002 (Cobreada, aço
banhada a cobre)
Anv. Reprodução do Coliseu de Roma rodeado pelas doze estrelas da União
Europeia.
Na porção superior à esquerda a letra R=Roma; no campo superior direito, as
letras R I (República
Italiana)
sobrepostas.
No fundo, a data 2 002 e as iniciais
do autor “ELF” (E. L. Frapiccino)
Rev. 5 EURO Cent, globo terreste situando a Europa no mundo, 12 estrelas e
as iniciais LL do
gravador de cunhos, L. Luycx
No ano 2015, Niue ou Niuê, um dos mais pequenos estados independentes do
mundo, também cunhou uma moeda de 2 dólares com a efígie da rainha Isabel II (do Reino Unido) no anverso, e o Coliseu
no reverso.
Niue ou Niuê-2 Dólares 2015
Anv- Rainha Isabel II à direita,
ELIZABETH II . NIUE . 2 DOLLARS 2015
Rev. Coliseu,
The Colosseum Rome
À esquerda, Sestércio do imperador Tito cunhado em Roma 80-81
À direita, 5 EURO cents cunhado em Roma em 2 002
MGeada
Bibliografia
A.J.O´reilly; Os Mártires do Coliseu, editora CPAD, edição 2014
Cohen Henry; Description
Historique des Monnaies Frappées Sous L’empire Romain-Num. 165,166.
Giovannoni (G); La zona del colosseo ed il suo aspetto
definitivo-capitolium, 1937, pp.202-210
Rodocanachi Emmanuel Pierre ; Les Monuments Antiques de Rome Encore
Existants : les ponts, les murs, les voies, ls enceintes, de Rome, les
palais, les temples, les arcs. Paris
Hachette, 1920.
Spinazzola Vitorino; L’Anfiteatro Flavio. Storia degli scavi ed ultime
scoperte (1590-1895, Naples, R Marghieri, 1907
SPQR-Comuni di Roma Sotteranea ; a cura de Roberto Luciano, Fratelli Palombi-Editore Roma Cataloghi, 1985.
Wikipédia-Coliseu
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