Moedas antigas gregas, assinadas pelos
gravadores de cunhos.
Depois do século VII a.C., foram
cunhados milhões de tipos de moedas.
A maioria dessas peças não foram
assinadas pelos seus autores; no entanto, este acto que consiste a assinar uma
moeda com o seu nome, do mesmo modo que um grande mestre de pintura assina o
seu quadro, começou a ser praticada muito cedo pelos gravadores de cunhos de
moedas gregas.
Naturalmente, foi a qualidade
excepcional do trabalho desses gravadores, que lhes deu a possibilidade de
assinar as suas obras. Vamos mostrar aqui uma breve visão geral desta prática, e
alguns exemplos de moedas gregas assinadas pelos seus autores.
Sicília – Tetradrachma assinado por Euthidamos
e Euménes cunhado em Siracusa, 415-410 a.C.
Anv./- Quadriga galopando para a
direita, Niké voando para a esquerda coroando o auriga: no exergo, Cila nadando
para a direita e golfinho;
(Na
mitologia grega segundo Homero e Ovídeo , Cila era uma bela ninfa que se
transformou em monstro marinho).
Rev./- Aretusa à esquerda rodeada por
quatro golfinhos, com o cabelo ornamentado com espigas de trigo, colar, brincos, e assinaturas.
(Ref. Tuder 46 (A/15 – R/28), MIAMG-4951)
(Filha de Néreu, e mãe de Abas filho de Netuno, Aretusa faz parte do cortejo de Artemis. Deusa da primavera, também ligada à vida selvagem e à caça)
(Ref. Tuder 46 (A/15 – R/28), MIAMG-4951)
(Filha de Néreu, e mãe de Abas filho de Netuno, Aretusa faz parte do cortejo de Artemis. Deusa da primavera, também ligada à vida selvagem e à caça)
Anv./- Quadriga galopando para a
esquerda, uma Vitória coroando o auriga e troféu militar;
Rev/-Ninfa Aretusa à esquerda, rodeada
por quatro golfinhos, com uma fita nos cabelos com a assinatura do gravador
KI(mon), brincos e colar de pérolas.
(Ref.
exemplar do museu de Berlim)
Com um peso de + ou – de 43,13grs., e um
diâmetro de 35mm, o decadrachma de Siracusa é a maior moeda de prata da antiga
Sicília.
O decadrachma não era destinado ao uso
diàrio mas, a grandes negócios como a compra de madeira para construção naval e
outros.
As assinaturas nas moedas gregas
recolhidas na sua apogeu, permite-nos levantar o véu sobre a vida tão obscura
dos gravadores, mostrando-nos os mais famosos de entre eles concorrendo ao
mesmo tema, como se um esboço oficial lhes fosse imposto préviamente para uma
exposição pública.
Estes artistas por vezes eram chamados
para longe da sua terra natal, pelas diversas cidades que competem pelo seu
talento e solicitam o seu cinzel.
Por exemplo: de Siracusa Evenéte passou
por Evanete (cidade), Catânia,
Camarina e Régio (na Calábria). Kimon
Siracusa, Procles, trabalhou para Catãnia e Naxos; Aristoxéne para Metaponte e
Heracleia.
Aconteceu que por vezes dois artistas
colaborassem na gravação da mesma peça exemplo: Frígilo e Euarchidas em
Siracusa e outros .
Resumo: quando vemos num medalheiro
essas jóias inestimáveis com os nomes de Kimon, Evenéte, Eucleidas, Eumenes, Frígilo,
Exaskestida e muitos outros, é-nos permitido comparar e discutir o seu estilo,
o seu mérito, exactamente como nós julgamos as obras que os artistas
contemporâneos nos mostram nas suas exposições.
Anv/-quadriga galopando para a esquerda,
Niké voando para a direita coroando o
auriga; no exergo troféu de armas constituído por uma couraça entre duas
grevas, um escudo e um capaceto;
Rev./- Ninfa Aretusa à esquerda,
coroada com espigas, bricos, colar, rodeada por quatro golfinhos, e assinatura
sob o golfinho por baixo do pescoço.
Na Grécia Antiga, o par de grevas que
equipava o hoplita (soldado de infantaria
da Grécia), para proteger as canelas, denominava-se cnémide, era fabricado
em bronze ou latão para os soldados. Para reis e generais, podiam ser em
prata ou ouro, e possuiam forro de couro ou feltro.
Contexto histórico
A emissão destas moedas de prestígio,
terá sido motivada pela comemoração da vitória de Siracusa sobre Atenas no ano 403
a. C.. O troféu de
armas depositado sob a quadriga ilustra essa vitória.
Elas foram presumivelmente concedidas
aos vencedores dos chamados jogos Atléticos dos Assinaros, organizados para
celebrar essa vitória mas, elas também teriam respondido aos objectivos
hegemônicos (do tirano da colónia grega
de Siracusa) Dionísio I (o Velho), nascido em 431, e falecido em
367 a.C., que queria tornar Siracusa em capital do mundo grego, após a queda de
Atenas no ano 404 a.C..
Desde sempre, o decadrachma de Siracusa tem
sido considerado como a obra-prima da numismática desde os tempos antigos e, ainda hoje permanece uma peça
mítica, cujo preço em vendas públicas alcança recordes, para os exemplares em
bom estado de conservação.
Uma das mais belas e importante moeda do
mundo grego, uma celebração da beleza feminina, o decadrachma gravado por
Evenéte, foi rápidamente imitado por outros artistas que trabalhavam para
outras cidades, mas poucos alcançaram esta perfeição.
O retrato da ninfa Aretusa representa, o apogeu grego da beleza e um magnífico símbolo da liberdade.
Filha de Néreu e Doris, Aretusa segundo
a lenda foi perseguida por Alfeu loucamente apaixonado por ela. Socorrida por
golfinhos, ela conseguiu escapar-lhe: chegada em frente da ilha Ortiga, nas
proximidades de Siracusa, Aretusa pediu ajuda à deusa Artemis que a transformou
numa nascente que desde então se tornou o símbolo da cidade.
Anv./- Quadriga galopando para a
esquerda, conduzida por um auriga, este a ser coroado por uma Vitória, espiga e
assinatura;
Rev./- Ninfa Aretusa com diadema e
brincos, rodeada por quatro golfinhos e assinatura.
(Ref.
Tuder 49 (V I -6/R30, SNG ANS- -276, BMC-159, Boston MFA-409)
Anv./- Quadriga galopando para a
esquerda conduzida por um auriga, este a ser coroado por uma Vitória voando
para a direita, golfinho perseguindo um peixe;
Rev./- Aretusa à esquerda com brincos e
colar, rodeada por quatro golfinhos, e assinatura.
(Ref. SNG ANS-264, SNG Lokett-963, weber-1597)
Anv,/- Quadriga galopando para a
direita, Niké voando para a esquerda coroando o auriga; no exergo, Cila nadando
para a direita e golfinho;
Rev./- Aretusa à esquerda rodeada por
quatro golfinhos, o cabelo ornamentado com espigas de trigo, colar e brincos.
(Ref.
Tudeer 46 (A/15, - R/28, ANS- 273, MIANG-4951)
(Uma das muitas versões diz-nos que Cila
era filha de Fórcis e Hécate ou ainda de Lâmia. Tal como acontece com a maioria
dos deuses marinhos, por vezes também dizem ser filha de Tifão e Equidna;
Higino diz que ela foi morta por Hércules).
Tetradrachma “assinado duas vezes por
Kimon”, cunhado em Siracusa no ano 405 a.C.
Anv./- Aretusa virada ligeiramente à
esquerda, com colar de pérolas e diadema no qual está inscrito o nome do
gravador, K(IMΩ)N, e três golfinhos:
Rev. Quadriga galopando para a esquerda,
Niké voando para a direita coroando o auriga. No exergo, a assinatura completa
do artista Kimon e espiga de trigo.
(Ref. Jameson coll.-1835, SNG-Oxford- 2004, Nanteuil
coll.-358)
(Raríssimo,
sómente 5 exemplares conhecidos).
Sicília – Decadrachma cunhado em Siracusa assinado por Evenéte, 400-380 a.C.
Anv/- Quadriga galopando para a esquerda
conduzida por um auriga a ser coroado por uma Vitória vo ando para a direita. No
exergo, troféu de armas constituído por duas grevas, uma couraça e capacete;
Rev/- Aretusa à esquerda com uma coroa
de espigas de trigo, brincos colar, quatro golfinhos, e assinatura sob o
golfinho da situado por baixo da cabeça da ninfa.
(Ref.
MIANG-4845 var., Dewing-876 A/3-R2)
MGeada
Bibliografia
Artur John Evans; Siracusa- Medalhas de
Siracusa e seus gravadores, crónica numismática,1891, pag. 275-376.
Dominique Gerin, Catherine Grandjean; La Monnaie Grecque – Paris 2011.
François Rebuffat : La Monnaie dans l’Antiquité, Paris 1996
Hèlene Nicolet Pierre ; Numismatique Grecque – Paris 2002
Jean Bruno Vigne ; La Vie des Monnaies Grecques-collection et
placement – Paris, 01-01-1998.
Internet
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