quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Votos na numismática romana

É com muita frequência que encontramos moedas do império Romano evocando os “VOTA” (votos) particularmente nos séculos III e IV da nossa era.

Esses reversos, muitas vezes limitam-se a algumas letras e números no interior duma coroa.
Esse tipo epígrafo fez dizer a Ernesto Babelon no seu tratado das moedas (t.l, p.63) que não passavam de moedas vulgares, embora tenha reconhecido que era interessante por fixar uma cronologia.

Portanto as moedas romanas que representam os votos, são associadas a tipos figurativos mais diversos  do que à primeira vista parecem.
Além disso, estas moedas evocam um assunto primordial, na história imperial romana: a relação dos imperadores com a religião.

Constantino I- Follis cunhado em Salonica em 317-318
Anv. Constantino com diadema e drapeado à direita,
IMP CONSTANTINVS PF AVG
Rev (No interior duma coroa)  VOT XX MVLT XXX   T.S.Γ.
(Ref. RIC VII-Salonica 27)

Este reverso apresenta o tipo mais corrente de votos : linhas com  letras e números

Constantino II- Medalha de prata cunhada em Salonica  337-340
Anv. Constantino II à esquerda, com coroa radiada; um globo
encimado por uma Vitória na mão direita, e um cetro na esquerda,
CONSTANTINVS IVN NOB CAESAR
Rev. Cipo sobre um altar com a inscrição XX XXX MUL FEL (em quatro linhas),  TSΓ
VOTA ORBIS ET URBIS SENET PR

Os votos que encontramos mencionados nas moedas romanas, fazem referência a cerimónias religiosas  celebradas para obter favores dos deuses para o imperador e para o Império.
Eram acompanhados por um sacrifício solene e podiam ser pronunciados para obter um favor  divino, neste caso orientados para o futuro.

Nesta eventualidade: as  legendas nas moedas indicam que os Votos são “VOTA SVSCEPTA” (votos pedidos).
Em termos religiosos podemos falar de votos propiciatórios, ou seja para obter piedade, indulgência, ou outro benefício dos deuses em troca dum sacrifício.
Súplicas que nem sempre se concretizavam.

Caso o voto se realizasse, era hábito fazer outra cerimónia de agradecimento.
Neste caso as moedas tem a menção VOTA SOLVTA (Voto concretizado), nesta circunstância  orientado para o passado e destinava-se a agradecer aos deuses a concretização dum voto pedido .

Moeda do imperador Augusto mencinando os VOTA SVSCEPTA

Augusto-Denário, cunhado em Roma, 17-16 a.C..
Anv. Augusto à direita
Rev. IOVI VOT SVSC PRO SAL CAES AVG S.P.Q.R .
Um voto feito a Júpiter (IOVI) em favor da saúde de Augusto César
PRO SALUTE CAESAR AVGVSTVS
(SPQR) em nome do Senado e do Povo Romano.
(Ref. RIC I-57)

Antonino Pio-Dupôndio cunhado em Roma 158-159
Anv. Antonino com coroa radiada à direita,
ANTONINVS AVG PIVS P P TR P XXII
Rev. Antonino com manto e véu, oferecendo um sacrifício,
VOTA SVSCEPTA DEC III COS IIII  S C
(Ref. RIC 3-1020, BMCRE-2075)

Sétimo Severo-Denário cunhado em Roma em 206
Anv.Sétimo Severo laureado à direita,
SEVERVS PIVS AVG
Rev. (à direita), Sétimo Severo oferecendo um sacrificio acompanhado por um flautista,
VOTA SVSCEPTA XX
(Ref. RCS-794)

Moedas de Antonino Pio mencionando os VOTA SOLVTA destinada a agradecer aos deuses a concretização dos seus votos.

Antonino Pio-Sestércio cunhado em Roma em 159
Anv. Antonino laureado à direita,
ANTONINVS AVG PIVS PP
Rev. Antonino com manto e véu, oferecendo um sacrifício,
VOTA SOL DEC II  COS IIII  SC
(Ref. RIC-792, BMC-1723, Cohen-1107)

Antonino Pio-Denário cunhado em Roma no ano 159.  
Anv. Antonino laureado à direita,
ANTONINVS AVG PIVS PP TR P XXII.
Rev. Antonino com manto e véu oferecendo um sacrificio,
VOTA SOL DEC II COS IIII
VOTA SOLVTA, (Agradecer os seus vinte anos de reinado).
DEC II, (Segunda década).
COS IIII, (Cônsul pela quarta vez).
(Ref . RIC-291)

A tradição dos votos já é anterior à fundação do império.
Portanto durante o período Republicano apenas  um denário da Gens Nonia (que não consegui encontrar) lhes faz referência.

A frequência dos votos está relacionada com o formalismo da religião romana.
Durante o período imperial, era frequente oferecer votos públicos aos deuses para a prosperidade do Império.
Outros votos eram oferecidos dois dias antes dos "nonae" pela saúde do imperador.

(No calendário romano os nonae são o quinto ou sétimo dia do mês.
Sétimo quando os meses têm 31 dias: Martius, Maius, Quintilis e October.
Quinto quando têm menos de trinta dias: Januaris, Februarius, Aprilis, Iunius, Sextilis, September, November, December, e o eventual mês Intercalarius ou Mercedonius, de vinte e dois ou vinte e três dias, inserido no mês de Februarius unicamente nos anos bixestos).

Os romanos pensavam que tinha sido inserido no calendário romano com Januarius e Februarius pelo rei Numa Pompílio no século VII a.C.).

Também acontecia que se pronunciassem votos em ocasiões especiais, nomeadamente para solicitar saúde para o imperador doente.
Encontramos igualmente votos pronunciados para os cinco, dez, quinze, vinte, trinta e mesmo quarenta anos de reinado do imperador.


Constâncio-Sólido cunhado na Síscia, 347-348 .
Anv. Constâncio com diadema e drapeado à direita,
CONSTANS AVGVSTVS.
Rev. Duas Vitórias mantendo entre elas uma grinalda com a inscrição VOT X MVLTiplicabilis XX,
VICTORIAE DD NN AVGG, SES.
(Agradecimento pelos 10 anos de reinado e votos para que se repitam por mais vinte).

Por temerem provocar a ira dos deuses, era com muita frequência que os romanos faziam votos acompanhados por cerimónias religiosas.
Este formalismo bem presente no quotidiano romano, é um dos principais cultos da religião muito fiel às suas tradições.

Algumas legendas mais utilizadas para mencionar os votos

VOTA PVBLICA (votos públicos)
VOTA SVSCEPTA (votos pedidos)
VOTA SOLVTA (votos concretizados)
VOTA V (vota quinquannalis)
VOTA X (vota decennalis)
VOT X et XX (votis decennalis (solitis) et multis vicesimarius (susceptis)) VOT XV MVLT XXX (Votis quindecennalibus (solitis) multis tricesimalibus (susceptis)).
VOT XX sic XXX (votis vicennalibus (feliciter solutis) sictricesimalia (solventur)).
VOTIS MVLTIS (votis multis (susceptis solutisque)).

Legendas menos utilizadas evocando os votos.

VOT  PC  (vota populi constantinopolitani)
VOT  PR  (vota populi romani)
VOT  PVB (vota publica)
VOT X F por vezes FEL (votis decennalibvs felicibus)

A estes exemplos devem ser adicionados votos às referências : quinquannalia, decennalia, quindecennalia etc.

É ao imperador Augusto no ano 27 a.C., que se deve a instauração dos votos decenais, quando no dia 13 de janeiro do ano 27 a.C., prometeu que nos próximos dez anos haveria paz em todo o mundo romano.

Passados estes dez anos, fez novos votos por cinco anos de governo que foram renovados periodicamente até ao fim do seu reinado.
Estes votos são uma das bases de datação das moedas, especialmente na ausência da menção do Consulado Imperial.

Os votos tornaram-se mais frequentes nas moedas romanas a partir do reinado do imperador Trajano, (fim do primeiro início do segundo século d.C.).
A partir daí podemos observar através dos séculos a notável continuidade das moedas com os  VOTA, até aos imperadores bisantinos do século VI.

Quase todos os imperadores (mesmo ursupadores) cunharam moedas mencionando os votos.
São raros aqueles que não o fizeram, e quase sempre por causa do seu muito curto reinado, (por vezes algumas semanas, e até  alguns  dias).
Os votos também são pouco frequentes em moedas das imperatrizes.  

A tradição iconográfica da representação dos votos continou nas moedas do Império Bisantino.
Esta iconografia assim como outros temas pagãs, ainda duraram muito tempo apesar da adoção do cristianismo como religião oficial do império do Império por Constantino I no início do século IV.

Teodósio II-Sólido cunhado em Constantinopla entre 430 e 439
Anv. Teodósio de frente com uma lança ao ombro,
diadema, capacete e armadura,
D N THEODO-SIV PF AVG.
Rev. Constantinopla sentada no trono com o globus cruciger  na mão direita, e cetro na esquerda,
VOT XXX MVLT XXXX (CONOB= oficina monetária, Constantinopla)

Outras representações  figurativas e epigráficas associadas aos votos.

Muitas referências aos votos são unicamente representadas em forma de texto, como é o caso no reverso deste denário de Lucila esposa de Lúcio Vero cunhado no ano 164.

Lucila (Annie Aurelia Galerie Lucilla)
Denário cunhado em Roma em 164
Anv. Lucila drapeada à direita,
LVCILLAE AVG M ANTONI AVG F
Rev. VOTA PVBLI-CA  em três linhas no interior de uma coroa de louro.

Este tipo de representação não exclui os tipos figurativos associados à temática dos votos, que são muito  diversos.
Durante o período mais antigo ou seja entre os reinados de Trajano e Adriano, o tipo dos votos representado nas moedas, era a imagem do imperador sacrificando só, ou por vezes acompanhado por sacerdotes, magos, músicos e outros.

Adriano-Denário cunhado em Roma 134-138
Anv. Adriano com diadema à direita,
HADRIANVS AVG COS III P P
Rev. Adriano com manto e véu oferecendo um sacrifício,
VOTA PUBLICA
(Ref.RIC II-290, BMCRE-777, RSC-1481)

Antonino Pio-Sestércio cunhado em Roma em 147-148
Anv. Antonino laureado à direita,
ANTONINVS PIVS  PP TR P  XI
Rev. Antonino com manto e véu oferecendo um sacrifício.
COS IIII  VOTA  SC
(Cohen-1095)

Também acontece que os Vota sejam representados num escudo entre duas Vitórias, numa coluna, num altar, um“estandarte militar” etc, (neste caso associados à guerra).

Licínio I-Follis cunhado na Síscia em 220
Anv. Licinio laureado e com couraça à direita,
LICINIVS  IVN NOB C
Rev. Duas Vitorias sustentando um escudo em cima de um altar,
com a legenda VOT PR em duas linhas.
VITORIA LAETAE PRINC PERP  B SIS
(associado à guerra)
(Ref. Ric 7-98)

Licínio II- Follis cunhado na Síscia em 320
Anv. Licínio vestido de militar com uma Vitória na mão direita,
LICINIVS IVN NOB CAES
Rev. VOT X num estandarte, e dois cativos,
VIRTVS EXERCIT   SIS
(associado à guerra)
(Ref. RIC VII-Síscia 125)

Contantino II-Follis cunhado em Londres em 322-323
Anv. Constantino drapeado com coroa radiada à direita,
CONSTANTINVS IVN NC
Rev. VOT IS XX, num altar encimado por um globo,
BEAT TRANQLITAS   F B   PLON (Neste caso associado à paz)
(RIC VII- Londres 253)  

Durante os períodos críticos do império especialmente a partir da segunda metade do século III, muito imperadores tiveram que implorar os deuses para lhes conceder a vitória militar e deram-no a conhecer através das moedas : mas não é certo que os seus  votos sempre se concretizassem.

MGeada

Bibliografia
http://www.ancientcoins.ca/RIC/index.htm

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