sexta-feira, 27 de novembro de 2015


Pecunia non olet
Dinheiro não tem cheiro

À primeira vista esta opinião pode parecer anormal ou pelo menos imoral.
Ela é infelizmente bastante explícita no seu significado mas, não é minha intenção entrar aqui em argumentos escuros.

Sabem de onde vem esta expressão? 

Os imperadores romanos para pagarem as tropas concentradas nas fronteiras do seu imenso território ou, simplesmente para comprar consciências, o silêncio dos seus inimigos ou amigos, muitas vezes tiveram de recorrer aos mais diversos expedientes.
Criação de novos  impostos, tributos cada vez mais pesados impostos aos povos sob o seu domínio, desvalorização da moeda e outros. 

Vespasiano que reinou de 69 a 79, após ter usado e abusado de vários artífices para cobrar dinheiro, teve a ideia de construir pequenos edifícios públicos e, fazer pagar um tributo ou contribuição  aos utilizadores que hoje  podemos chamar taxa.

  

Em Roma ninguém reclamou o estabelecimento dessas “vespasianas” (mictórios ou urinois),  nem do zelo que o imperador lhes dedicava, para salvaguardar a higiene e a pobreza da cidade, exceto o seu filho, futuro imperador Tito que, escandalizado perante o afluxo de tanto dinheiro, declarou que não queria sujar as mãos com essas moedas.

“Pai o  teu dinheiro cheira mal” terá dito Tito, ao mesmo tempo que lhe atirava uma moeda.
Vespasiano não se exaltou e tentou acalmar o  filho, para isso  mandou chamar um escravo, aproximou-lhe  uma moeda do nariz  e perguntou-lhe se era fedorenta.


“Non olet, domine” não tem cheiro mestre, terá respondido o escravo, "segundo Suetônio e Dião Cássio que relatam este acontecimento".
Vespasiano não só cobrava um tributo aos utilizadores, como também vendia a urina que, na  época, era o único produto conhecido para fixar as cores nas tinturas e branquer a roupa.   

Roma chegou a ter 144 vespasianas.
Por vezes construídas na proximidade dos banhos, logo de início tiveram enorme sucesso.
Se na capital romana havia 144, quantas não haveria no imenso Império Romano?

Apesar de narrada como anedota sobre a avareza de Vespasiano, a história conta a luta do imperador que, para equilibrar as contas de Roma a braços com uma guerra civil desde a morte do imperador Nero, não deu importância aos eventuais maus cheiros e conseguiu por as contas do Império em dia. 

Tito Flávio Sabino “Vespasiano”
Nasceu perto de  Rieti (Itália) no dia 17 de novembro do ano 9 e, faleceu em Roma em 23 de junho de 79.

Sestércio cunhado em Roma no ano 71
Anv. Vespasiano laureado à direita,
IMP CAES VESPASIAN AVG P M  TR  P P P COS III
Rev. Vespasiano com um pé num capacete, lança na mão direita, parazónio (espada curta) na esquerda, palmeira e a Judeia chorando sentada numa couraça.
IVDAEA CAPTA S C
(Ref. C-239, RIC-427, BMC-53)

MGeada

Bibliografia
Dio Cassius; História Romana. livro 65, capítulo14
Gabriel Remy; A comme... Paris, Le diccionaire du monde mystérieux des monnaies, editions Seichamps,1981.
Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário