quinta-feira, 24 de março de 2016




Moeda de 100 Patacas com a efígie do General Ramalho Eanes, cunhada por ocasião da sua visita à China e a  Macau, de  21 a 26 de maio de 1985.

Que dizer sobre este ilustre conterrâneo que ainda não tenha sido dito?
Que este Grande Alcainense esteve na política para “servir Portugal” e não para se servir de Portugal, é o único presidente da Repúbica Portuguesa retratado numa moeda. 

Na sua viagem ao Extremo Oriente, foi acompanhado pelo ministro dos Negócios estrangeiros Jaime Gama, e pela secretária de Estado do Comércio Externo.
Durante a sua visita, o tema transição, foi abordado pela primeira vez.

Após o encontro de 24 de maio entre Ramalho Eanes e o Diretor do Conselho Consultor do Partido Comunista Central Chinês, Deng Xiaoping, chegou-se a um consenso sobre a questão de Macau, ficando acertado o início das discusssões para 1986, o que veio a acontecer a 30 de junho.

Foi o embaixador Rui Medina a chefiar  a delegação de Portugal, que negociou a transferência da soberania de Macau.
No dia 13 de abril de 1987, foi assinada em Pequim a declaração Conjunta Luso-Chinesa sobre Macau, por Cavaco Silva e Zhao Ziyang.


Descrição da moeda:
Macau-100 Patacas cunhada na casa da moeda de Singapura (Singapura Mint) em 1985.
Anverso: a efígie do General Ramalho Eanes à esquerda. Na orla, a legenda, visita a Macau do Presidente Eanes e o ano da cunhagem. 
Por baixo da efígie, a legenda em chinês, “Visita a Macau do Presidente da República Portuguesa”.
Reverso: desenho das insígnias de Macau ao centro; em cima, legendas em português e chinês do nome da cidade “Macau”; em baixo, o valor “100 Patacas” e, marca da casa da moeda.


MGeada

Sem comentários:

Enviar um comentário