Quando Cómodo renomeou
Roma
Marcus Aurelius Commodus Antonius, “Cómodo”.
Imperador romano de 180 a
192, Cómodo nasceu em Lanúvio (Lácio)
a 31 de agosto de 161 e faleceu em Roma a 31 de dezembro de 192.
Filho de Marco Aurélio e de
Faustina a Jovem, o seu reinado terminou a era dos “cinco bons
imperadores”da dinastia Antonina.
Descendente de Antonino Pio, Cómodo
é o único imperador desta dinastia que não foi adotado, isto é, nascido na
púrpura imperial.
Há quem pretenda que Cómodo não era filho de Marco
Aurélio, mas de um gladiador com o qual sua esposa Faustina teria relações.
De facto, sua mãe é descrita por Dião Cássio na
História de Augusto, como infidele que traía o seu marido com gladiadores.
Faustina teria grande atração por este género de
homens, e quando assistia aos jogos no Coliseu, diz-se que os combates eram
mais violentos que o normal.
No ano 177 Cómodo casou com Bruta (ou Brútia) Crispina que recebeu o título
de Augusta.
Crispina então com dezasseis anos de idade, ofereceu-lhe
como dote um grande número de propriedades que, juntamente com o tesouro
imperal, assegurou-lhe o controlo sobre uma parte substancial do território da
Lucânia.
A cerimónia em si foi modesta, mas comemorada
através da cunhagem de moedas e em generosas distribuições à população.
Cómodo-Denário cunhado em Roma em 183
Anv. Busto de Crispina drapeado à direita;
CRISPINA AUGUSVTA
Rev. Duas mãos juntas;
CONCORDIA
(Ref. RIC-279ª)
Cómodo-AE 28 cunhado na Trácia (data incerta)
Anv. Bustos drapeados de Crispina e Cómodo;
BR KRICPINA CEB AYT KL AYRH KOMMODOC
Rev. Capaceto coríntio;
BYZANTIWN EPI PONTIKOY
(Ref. Sear-2069,
Moushmov-3304)
Após dez anos de casamento, Crispina falsamente
acusada de adultério foi banida para a ilha de Capri em 188, e mandada executar
pelo ex-esposo em 193.
Cómodo e Crispina não tiveram filhos, o que
provocou uma crise de sucessão em 193, conhecida como o ano dos cinco imperadores, que teve início com o breve reinado de Pertinax (86 dias).
Cómodo não voltou a casar, mas teve grande relação
amorosa com uma amante chamada Márcia,
que segundo a história tentou assassiná-lo.
Anv. Busto de Cómodo laureado à direita;
AVT K L
AVR KOMODOC
Rev. Busto de Crispina sob os traços de Deméter à
direita;
ELAITOWN
(BMC-47, SNG von
Aulock-1614-1615)
Os historiadores antigos nunca se resignaram a admitir esta filiação, e atribuíram a Faustina esposa
do imperador e mãe de Cómodo, aventuras galantes.
Marco Aurélio, filósofo impassível e cético por
natureza, consultou magos e astrólogos que aconselharam um tratamento radical para
assegurar a fidelidade da sua esposa.
Naturalmente em primeiro o assassinato do
gladiador.
Em seguida Faustina teria que tomar um banho de
assento, quente, perfumado, prolongado, e em seguida fazer apaixonadamente amor
com o seu ligítimo esposo.
Segundo a história depois desta medicação, a paixão
de Faustina por gladiadores dissipou-se imediatamente, e nove meses depois
nasceu o catastrófico Cómodo.
Os biógrafos antigos afirmam que muito cedo o jovem
Cómodo mostrou instabilidade no seu caráter, falta de interesse pelos estudos e
belas artes, a sua atracão pelos jogos violentos do circo, e sobretudo a sua
indeferença para com o governo do império.
No entanto, ao contrário do que o “filme Gladiador”
nos quer fazer crer, o seu pai Marco Aurélio nunca pôs em causa a sua designação como herdeiro do trono.
Os protestos do Senado, o descontentamente do povo,
as advertências dos seus conselheiros, não abalaram a determinação do filósofo
coroado.
“Seria Cómodo o seu sucessor, venha o que vier”. “Depois de mim o dilúvio !”.
Cegueira paterna caracterizada? Ou Marco Aurélio
esperava que com a idade e experiência o carácter do seu filho melhorasse?
O velho imperador pensaria que o seu filho
degostoso com a política, abandonaria as
rédeas do poder aos sages e experientes que o aconselhavam?
Ou então, explicação final para esta obstinação incompreensível,
talvez Marco Aurélio pensasse que fosse quem fosse o seu pai, e apesar dos
defeitos do seu filho, Cómodo tinha direitos inalienáveis ao trono romano.
Na verdade, Cómodo filho de Faustina também era
neto de Antonino Pio.
Um dia em que alguém aconselhou Marco Aurélio a
separar-se da sua esposa “a libertina
Faustina”, ele respondeu que divorciar era renunciar à sua fortuna e ao império.
Foi assim que desde a sua tenra idade, o perturbado
Comodo, mimado, podre por uma comitiva muito indulgente às suas fraquezas, foi
coberto de honras e títulos extravagantes.
Aos seis anos de idade o seu pai nomeou-o “Caesar”
César.
Aos onze recebeu o título de “Germanicus” Germânico.
Aos treze tornou-se sacerdote “Pontifex” Pontífice.
Cómodo-Denário cunhado em Roma 175-176
Anv. Busto juvenil de Cómodo drapeado à direita;
COMMODO CAES AVG
FIL GERM SARM
Rev. Instrumentos de sacrifício;
PIETAS AVG
(Ref.-1544,
Sear 88#1599)
Finalmente aos quinze anos, no dia 27 de novembro
de 177, seu pai chamou-lhe “Imperador”, associou-o ao trono, e deixou este
jovem cruel e astuto, triunfar e passear ao seu lado nas ruas de Roma.
Marco Aurélio preparou a sua sucessão com a mesma
serenidade e rigor, que ele dedicava a todas as coisas que realizava.
Quando no dia 17 de março de 180, no regresso da
sua última e vitoriosa campanha no Danúbio, o imperador filósofo faleceu em
Vendobona (Viena), nenhuma voz le
levantou para contestar a Cómodo o seu direito à coroa imperal.
O novo imperador apressou-se a terminar o processo
de uma paz de compromissos com os bárbaros vencidos por seu pai.
Cómodo-denário cunhado em Roma 186-189
Anv. Busto de Cómodo laureado à direita;
M COMM ANT P FEL AVG BRIT
Rev. Roma sentada com uma lança na mão esquerda
e uma Vitória na mão direita;
ROMAE AETERNAE C V P P
Ref. RIC III-429b, BMCRE-546, Sear-5895)
Rev. Roma sentada com uma lança na mão esquerda
e uma Vitória na mão direita;
ROMAE AETERNAE C V P P
Ref. RIC III-429b, BMCRE-546, Sear-5895)
Aquando livre de preocupações guerreiras, Cómodo regressou a Roma para se dedicar à vida incomparável com que sonhava : uma existência fastuosa e sensuale, cheia de festas e jogos, temperada com deboches sem precedentes, e uma luxura embebida de vinho e sangue.
Cómodo que portanto era duma ferocidade bestial, quando
tinha que defender as suas prerrogativas perante um senado exasperado, deixava
os seus favoritos governar : (Pérennis, Cléandro e outros...) que deu
origem a que a corrupção, precaridade e
má administração se multiplicasse.
Embora não tenha sido confontado com nenhuma ameaça
exterior ao Império, Cómodo cada vez mais desiquilibrado conseguiu nos dezoito
anos do seu reinado, compremeter gravemente o pretigio militar e económico de
Roma.
A peste despovoava regiões inteiras, havia fome em
todo o Império, bandas de soldados sem comando nem soldo devastavam a Gália,
enquanto em Roma o imperador perguiçoso pavaneava no anfiteatro disfarçado de Hércules,
(do qual se pretendia ser a incarnação)
e combatia as feras com uma moca enorme.
Cómodo-Denário cunhado em Roma em 180
Anv. Busto de Cómodo laureado à direita;
M COMM ANTON AVG PIVS FEL
Rev. Águia imperial sobre um globo;
CONSECRATIO
(Ref.RIC-93 ((raro)), RSC-1009)
No entanto o reinado desastroso deste louco, não
teve consequências graves para os cristãos
que, segundo Santa Irene eram numerosos a trabalhar
no palácio imperial.
Mais, Márcia a concubina preferida de Cómodo que
ele adorava ver trajada de amazona, (túnica curta e seio nu), era uma
fervente cristã que recebeu o santo papa Vítor I no palacio imperial, para lhe
entregar os decretos de amnistia assinados pelo imperador que dava liberdade
aos cristãos encarcerados nas prisões de Sardenha.
Como ironicamente escreveu Edward Gibbon (História do Declínio e Queda do Império
Romano), provavelmente não seria fácil a Márcia “a amiga de Deus” para
“conciliar a prática do vício com os preceitos do evangelho”.
(Santo Hipólito
de Roma chamou a Márcia, “Philotheos”, a amiga de Deus).
Cómodo-AE 41, Medalha de bronze 177-192
Anv. Busto de Cómodo com coroa radiada e Márcia com colar e capacete à direita,
L AVRELIVS COMMODVS AVG PIVS FELIX
Rev. Ao centro a Felicidade com cetro e cornucópia;
à direta Cómodo com véu e manto oferecendo um sacrifício;
à esquerda Vitimário com um boi.
P M TR P XVII IMP VIII
(Cohem-17, Gnecchi p. 64, 116 anv. / 113 rev.)
(À primeira vista podemos supor que o busto feminino ao lado de Cómodo com capacete na cabeça, poderia ser Minerva ou Roma, mas o “pelta” não deixa dúvidas, é bem a representação duma amazona, e neste caso Márcia a concubina por quem Cómodo estava loucamente apaixonado).
(Pelta :pequeno
escudo ligeiro em forma de crescente de lua, era um símbolo exclusivo das
amazonas).
No entanto, se Márcia era uma boa cristã, todavia ela
não estava preparada para ser marterizada.
Quando um dia por acaso a curiosidade a levou a
abrir algumas gavetas e consultar alguns documentos confidenciais do imperador,
ela descobriu o seu nome numa lista de futuros condenados à morte, ela não
perdeu tempo em oraçães que seriam inuteis, e decidiu passar imediatamente à ação.
Ainda o mesmo dia quando Cómodo terminou um dos
seus sete banhos quotidianos, Márcia ofereceu-lhe a sua companhia bem
voluptuosa, assim como um copo de vinho, “bem envenenado”.
Mas apesar de cansado de uma vida de deboche e
libertinagem, o seu amante ainda era forte como um turco, e o veneno depois de
provocar alguma sonolência, funcionou como um emético, e o imperador que ainda
não queria morrer rejeitou a matéria tóxica!
Foi então que Márcia com o seu cúmplice e futuro
esposo, subornaram um jovem robusto chamado Narciso que trabalhava no palácio,
que conseguiu dominar e estrangular Cómodo
quando este tomava banho na noite de 31 de dezembro de 192.
Portanto Cómodo faleceu estrangulado na banheira e
não no circo. a República também não foi restabelecida após a sua morte como
nos mostra Hollywood no filme de Ridley Scott “Gladiador”.
Cómodo-BR cunhado em Roma, 180-192
Anv. Busto de Comodo laureado à direita;
M COMM ANT P FELIX AVG BRIT
Rev. Sacerdote (Cómodo) velado e drapeado;
com uma junta de bois abrindo um sulco com a charrua,
COL L AN COM PA TR P XV IMP VIII COS VI SC
(Ref. RIC-570- Cohen-40)
Aquando da cerimónia da fundação de uma cidade e para marcar os seus limites, um sacerdote conduzindo uma charrua puxada por uma junta bois, cava um sulco que simbolizava as muralhas da cidade.
(Segundo Ovídeo, foi Rómulo o primeiro a efectuar este ritual).
Um dia auspicioso era escolhido, geralmente o dia da festa de Pales (divindade da mitologia romana relacionada com o pastoril) que marcava o início dos trabalhos do campo.
Primeiro abria-se um buraco fundo que se enchia com grãos, frutos e terra dos campos vizinhos.
Neste buraco quando cheio,
erguia-se um altar que acendiam ao mesmo tempo que o sacerdote com a charrua marcava
os limites da nova cidade.
Cómodo AE 23 cunhado em Roma 190
Anv. Busto de Cómodo laureado à direita;
M COM ANT P FELIX AVG BRIT P P
Rev. Sacerdote (ou Cómodo) velado e drapeado,
com uma junta de bois abrindo um sulco com a charrua;
COL L AN COMM P M TR XV IMP VIII COS VI SC
(Ref. RIC-570- Cohen-40)
Este tipo com o sacerdote velado e a junta de bois, aparece com muita
frequência em moedas coloniais, mas é raríssimo em moedas cunhadas em Roma.
A legenda deve sem dúvida ser interpretada como
COLonia Lucia ANtoniniana COMModiana.
É interessante que o prenome de Lúcia fosse dado a
Roma, num momento em que o próprio Cómodo se nomeava ele mesmo de Marcus.
Cómodo-AE 15 cunhado na Misia
180-192
Anv. Busto de Cómodo laureado à
direita,
AD IMP C AV COMODO
Rev. Sacerdote (ou Cómodo) velado e drapeado,
com uma junta de bois abrindo
um sulco com a charrua;
C G I H P
(Ref. BMC-101, SNG
Cop-289)
Com estes reversos mostrando a cena da cerimónia da fundação duma cidade, temos provas de que a cidade Eterna, foi renomeada Colónia Comodiana pelo imperador Comodo.
Este facto foi relatado por
Accius Lamprinius, (autor não fiável da
“História de Augusto”), e graças a este testemunho da moeda, temos a prova que é
uma realidade histórica.
(Accius Lamprinius, um dos seis autores fictivos da coleção de biografias
ditas da História de Augusto.
Ele terá sido o autor das biografias de Cómodo, Diadumediano, Heliogábalo
e Alexandre Severo.)
O mesmo historiador também nos
diz que ao mesmo tempo ele apresentou ao Senado o seu projeto de mudar o nome
da cidade, e que o Senado se chamasse “Senatus Commodianus”.
Esta absurdidade foi mesmo
ratificada por um Senatus Consultum, como podemos ver no mesmo reverso.
O “S C” em moedas cunhadas em Roma, era
unicamento destinado aos Dupôndios, Asses e Sestércios.
Cómodo-AE 43, Medalha cunhada na Lídia em 177
Anv. Busto de Cómodo laureado e drapeado à direita;
AVTO KAI L AVRH KOMODOC
Rev. Cómodo com um cetro na mão esquerda,
conduzindo uma biga, e uma Vitória a coroá-lo;
EPI ARXIEROC TATIONOV CILANDEWN ARX
(Ref. Assos Kraft, 88. 14c)
Cómodo-Sestércio cunhado em
Roma em 183
Anv. Busto de Cómodo laureado à
direita;
M COMMODVS ANTO NINVS AVG PIVS
Rev. A Pax sentada num trono,
com uma
cornucópia na mão esquerda, e
um ramo na direita;
P M TR P VIII IMP VI COS IIII PP
PAX S C
(Assos Kraft, 88.
14c)
Cómodo-Dupôndio cunhado em Roma 179/180
Anv. Busto de Comodo drapeado e com coroa radiada à direita;
L AVREL COMMODVS AVG TR P V
Rev. A Virtude com uma lança na mao direita
e parazónio (espada curta) na esquerda;
VIRTVS AVG IMP II COS II P P S C
(RIC-292ª, Cohen-961-2, BMC-1724)
Accius Lamprinius (capítulo VIII) escreveu que Cómodo foi inspirado por Márcia (sua amante) que ele adorava ver disfarçada de amazona.
Para mostrar a obstinação de Cómodo sobre este tema, Cassius Dion afirma que
o povo foi obrigado a chamar à cidade,
Roma Comodiana e ao exército, Commodiani.
(Lucius Claudius Cassius Dio : historiador romano de origem grega).
Roma foi ainda apelidada pelo
imperador, “a Eterna Afortunada Colónia
do Mundo”, a sua intenção era que a cidade fosse considerada como a sua própria
colónia, que ele não incendiou graças à intervenção de Quintus Aemilius Laetus,
prefeito da guarda imperial romana.
Cassius
Dion escreveu na (História de Roma, livro
72, XV ) que para os romanos, Cómodo era mais temido que todas as pragas,
doenças e malefícios.
Entre
outras razões, os decretos que os obrigava a prestar homenagem ao seu pai e
homenageá-lo a ele mesmo, e decretou que
Roma passaria a chamar-se Comodiana e os exércitos Comodianos.
O dia
em que Cómodo promulgou estes decretos,
ele mesmo tomou alguns sobrenomes, entre outros, o de Hércules.
Diz-se mesmo que na sua loucura, queria que a
Cidade Eterna passasse a chamar-se Colónia Hercúlea Comodiana.
Cómodo-Denário cunhado em Roma
191-192
Anv.Cómodo com a pele de leao à
direita;
L AEL AVREL COMM AVG P FEL
Rev. Moca de Hércules;
HER CULI RO MANO AVG (em três linhas)
(RIC-637, Cohen-192)
Comodo é aqui representado como Hércules com a pele do leão de Nemeia na cabeça; mais
um testemunho da sua legendária megalomania.
Cómodo-AE 24 cunhado em Topiros (Trácia)
Anv. Busto de Cómodo laureado à direita;
AV KAI MAVP KOMODOC
Rev. Hércules sentado num penedo, apoiado na moca;
EPI KAIKI CEPBEILI TOPEIREITWN
(Ref. CNG-90
Cómodo-Denário cunhado em Roma, 191-192
Anv. Busto de Cómodo com a pele de leão na cabeça à
direita;
L AEL AVREL COMM AVG
Rev. Arco, Moca e Aljava com setas;
HERCULI ROMANO AVG
(RIC-253, Cohen-196, Calic-2260, Biaggi-990)
Anv. Busto de Marco Aurélio coroado à esquerda;
L AEL AVREL COMM AVG P FEL
Rev. Hércules de pé com a moca e a pele de leão
na mão esquerda, e um troféu na direita;
Rev. HERCVLI ROMANO AVG
202ª (RIC-264c, RSC-202ª)
Cómodo
pretendia que Roma tinha sido colonizada por ele, ao mesmo tempo que lhe atribuiu
os sobrenomes de Imortal, Afortunada e Colónia Universal da Terra.
De 185
a 189, Cómodo confiou o poder a Cleandro, um antigo escravo promovido cavaleiro,
que
para se enriquecer não exitou em vender as magistraturas : só no ano 189,
houve vinte e cinco cônsules.
Cleandro
também mandou executar ou originou que cometessem suicídio grandes personagens,
mas a sua política de terror também lhe valeu a morte, porque Cómodo para
acalmar os romanos afamados e revoltados mandou-o executar.
De 190
a 192, Cómodo apresenta cada vez mais sinais de demência, continuando a
identificar-se a Hércules, e a corte nas
mãos dos seus favoritos e suas amantes, não é mais que um local de intrigas,
conspirações e assassinatos.
Se Cómodo
derramou o sangue e a morte em Roma, o império não sofreu muito da sua loucura
porque a administração funcionava.
Cómodo-Sestércio
cunhado em Roma em 183
Anv.
Busto de Cómodo laureado à direita;
M
COMMODVS ANTONINVS AVG PIVS
Rev. A
Felicidade com cornucópia e caduceu;
TR P
IMP VI COS III P P SC
202ª (RIC-264c, RSC-202ª)
Os centros de decisões das províncias decidiam, e a paz reinava no império.
As
extravagâncias de Cómodo também não compremeteram as finanças públicas.
Apaixonado
por religiões orientais, ignorou os cristãos que não sofreram qualquer
perseguição, o contrário do que se passou no tempo de Marco Aurélio.
Se nos
referirmos às muitas biografias, o reinado de Cómodo ainda é mal conhecido.
Ao
examinarmos bem as acusações de que é alvo, elas repetem as listas dos defeitos
dum Calígula, um Nero, um Domiciano; e se Cómodo se comportou com a raiva sanguinária que lhe
é atribuída, porque é que um imperador tão sensato como Septímio Severo se
declarou seu irmão?
Cómodo-Denário cunhado em Roma 177-192
Anv. Busto de Cómodo laureado à direita;
COMMODVS ANTON AVG PIVS
Rev. A Pax com uma cornucópia e uma palma;
TR P VIII IMP VI COS IIII PP
(Cohem-832)
A sua morte marcou o fim da dinastia Antonina, assim como uma época de relativa paz, (PAX ROMANA), e deu inicío a um período de crise económica e política.
MGeada
Bibliografia
Bennet Julien ; Trajan: Optimus Princeps, 2ª. ed..
Christien Bonnet, Bertrand Lançon ; L’Empire romain de 192 à
325 : du Haut-Empire à L’Antiquité tardive, Ophrys-1997.
Gilber John ; mitos e lendas da Roma Antiga, 2ª ed, São Paulo.
Grndes Impérios e Civilizações. Roma-Legado de um Império, 11 ed.
Madrid, ed. del Prado, 1999.
História de Agusto, vida de Cómodo, 1.3
História de Augusto, vida de Cómodo,1.2
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