domingo, 25 de fevereiro de 2018

Sete? reis que governaram Roma.

Reverso de um denário do imperador Adriano cunhado em Roma, 134-138
Rómulo vestido de militar com lança e troféu caminhando para a diteita;
ROMVLO CONDITORI ( Rómulo o fundador)

A Realeza (ou Monarquia) Romana “Regnum Romagnum” é a primeira e menos conhecida dos períodos da história da Roma Antiga.
Segundo a tradição este período monárquico começou com a fundação da cidade por Romulus e Remus (Rómulo e Remo) no ano 753 a.C, e terminou com a revolução do ano 509 a.C. (com a expulção do último rei Etrusco, “Tarquínio o Soberbo”), para dar lugar à República Romana.

Como escreveu Dominique Briquel (arqueólogo especialista em etruscologia e pré-romano) o nome de Romulus (= de Roma, dos romanos), deriva de Roma por isso alguns historiadores dizem que a lenda deste personagem é uma pura invenção. 

A história da fundação da cidade, é uma das lendas mais conhecida e mais contestada sobre a Cidade eterna.
A lenda básica da forma como Rómulo foi o primeiro rei de Roma, começou com o deus Marte fecundando uma Virgem Vestale chamada Reia Sílvia, filha de Numitor rei de Alba Longa, mas deposto por seu irmão Amúlio.

Grande parte dos históriadores antigos reconhecem sete reis.
Quatro Latinos e Sabinos, seguidos por três Etruscos que conforme a aliança entre os dois povos, durante dois séculos e meio vão governar Roma. Todos eles contribuiram para a expansão da nova cidade: Roma.

Segue-se a lista dos reis e principais eventos dos seus reinados.

“Todos os retratos são fictivos”


Rómulo ou Rômulo (Romulus) rei latino, reinou de 753 a 715 a.C.
Neto do rei de Alba Longa, fundou a cidade de Roma  (Roma quadrata do Palatino), Rapto das Sabinas e anexação a Roma do Monte Quirinal.

Segundo Marco Terêncio “Varrão”, um líder etrusco chamado Caelius Vibenna teria ajudado Rómulo nas guerras contra Titius Tatius (Tito Cássio).
Este se teria estabelecido com os seus homens numa  colina de Roma, hoje conhecida por Caelius, cujo nome deriva dele.
(Segundo uma das muitas mitologias de Roma que consultei, Tito Lácio era rei dos Sabinos no tempo em que Rómulo governava Roma).


Nuna Pompílio (Numa Pompilius)
Rei Sabino, reinou de 715 a 672/ a.C.
Rei pacífico e religioso, inspirado pele Ninfa Egeria.
Fundou o Colégio dos Pontifícios e construiu o Templo de Jano.



Túlio Hostílio (Tullus Hostilius)
Rei Romano e grande guerreiro, reinou de 672 a 640 a.C.
Destruiu a cidade de Alba Longa. (Luta lendária dos Hortis e Curis) e
Conquistou o Lácio (Latium).


Anco Márcio (Ancus Marcius)
Rei Sabino (neto de Numa Pompílio), reinou de 640 a 616 a.C.
Foi o quarto rei da cidade e o último de origem Sabina.
Pacífico e religioso, fundou a cidade de Hóstia.

(Para muitos historiadores, estes primeiros quatro reis são considerados lendários. Sendo assim que data atribuir à fundação de Roma ? )


Tarquínio o antigo (Lucius Tarquinius Priscus)
Rei Etrusco, reinou de 616 a 578 a.C.
Guardião dos filhos de Ancus Marcius e grande construtor, embelezou Roma, iniciou a construção do Capitólio, do grande esgoto, construiu uma arena para jogos e divertimento dos reis Etrusos.
Mais tarde neste local  foi contruído o Grande Circo, (ou Circo Máximo, em latin Cloaca Maxima).


Sérvio Túlio, (Servius Tullius)
De origem Tarquínia, reinou de 578 a 539 a. C.
Grande administrador, dividiu o povo em quatro tribos territoriais; Suburana, Palatina, Esquilina, Colina, e em “cinco ou  sete” ? classes sociais segundo as suas fortunas.
Organizou o exército dividindo-o em centúrias, contruiu a primeira muralha de Roma, também conhecida por muro de Servius.
Iniciou a construção do Templo de Júpiter Ótimo Maximo (Jupiter Optimus Maximus) também conhecido por Templo de Júpiter Capitolino.
(Uma centútria = 100 legionários).


Lúcio Tarquínio o Soberbo (Lucius Tarquinius Superbus)
De origem Etrusca, reinou de 539 a. C. a 509 a. C..
Rei Etrusco, reinou de 534 a 509
Terminou a obra do seu pai (Templo de Júpiter Capitolino).
Devido à sua violência, foi destronado pelo povo.

O rei Etrusco Porsena que terá dominado Roma por cerca de 508-507 a.C., não faz parte da lista estabelecida por Fabius Pictor (o mais antigo escritor romano, III século a.C.).
As datas são mais indicativas do que precisas inclusivo para os reis do período Etrusco.
As durações dos reinados diferem de um autor para outro, assim o resumo histórico do livro II da República de Cicero, começa a partir do ano 750, em vez de 753, e dá 37 e 39 anos para os reinados de Rómulo e Numa Pompílio.


Porcena (Porcinna ou Porsena)
“Duvidoso” rei de Roma  no ano 507 a.C.
Rei da cidade Etrusca de Clúsio, quando o rei Tarquínio o Soberbo foi expulso, aproveitou-se da ocasião para declarar guerra a Roma. 
Segundo a lenda romana, no ano 507 a.C. o rei cercou a cidade, e provavelmente nela se teria instalado se Horácio Cocles não o tivesse impedido defendendo a ponte pela qual o inimigo iria atravessar o rio Tibre.

Na luta teria participado o valoroso romano Caio Múcio Cévola. Deste episódio faz parte a história de Clélia, uma virgem romana prisioneira no acampamento real, que conseguiu fugir atravessando o rio Tibre a nado.

Ao contrário dos quatro primeiros reis de Roma considerados como lendários, a existência dos reis Etruscos que governaram Roma  nos séculos  VII e VI séculos a.C., são considerados um facto histórico.
No entanto se a  lista tradicional limitada aos Tarquínios não está em dúvida, a tradicional lista limitada aos dois Tarquínios e a Servius Tulius, é posta em dúvida pelos historiadores.

O historiador romano Quintus Fabius Pictor por volta do ano 260 a.C., estabeleceu uma lista  de sete soberanos par 243 anos de monárquia, com uma média de 35 anos por reinado.
Esta lista foi retomada por todos os historiadores dos séculos seguintes e constitui a lista tradicional dos reis de Roma.

Na opinião dos historiadores modernos, os nomes, origens e datas dos reinados dos quatro primeiros reis (Latinos e Sabinos) são mais lendários que históricos, enquanto os últimos três reis de origem Etrusca, são considerados verdadeiros

Jacques Heurgon e Alain Hus, consideram que a diferenciação feita pelos analistas entre Tarquínio o Antigo e Tarquínio o Soberbo não é correta, e que os reis Tarquínios foram mais numerosos.
Além disso, Servius Tulius cujo reinado é inserido durante o curso desta dinastia, terá sido precedido por um curto espaço de tempo por Aulus Vibenna.

Sendo assim, J. Heurgon  propõe o seguinte cenário: Porsena rei de Closium, tal como Tarquínia e Vulci já o tinham feito, também organizou uma invasão do Lácio, expulsou os Tarquínios e ocupou Roma.
Em seguida atacou Aricie, oponde-se à coligação dos Latinos com  Cumas (Cumae) que o derrotaram.
(Cumas foi uma antiga colónia grega fundada por volta do ano 750 a. C., na Campânia a cerca de vinte quilómetros de Nápoles).

Huergon disse  que os Fastes Consulares (listas cronológicas dos consules utilizadas na Roma Antiga como calendário de referência), dos primeiros anos da República designa vários magistrados com nomes de origem Etrusca: Larcius em 506, 498, 490 a.C., Herminius em 506 a.C., Aquillius Tuscus em 487 a.C., indícios de uma influência Etrusca durante muito tempo em Roma antes do ano 509.
A partida dos Tarquínios não significa o fim da influência Etrusca. Por outro lado, Mireille Cébellac Gervanosi considera que o predomínio de Porsena sobre Roma foi de curta duração, e não se pode considerar como um reinado.

MGeada

Bibliografia 

Alexandre Grandazzi; A Fundação de Roma - edição Les Belles Lettres, reedição 1997.
Denys d'Halicarnasse; Les Antiquités Romaines - éditions les Belles Lettres 1990.
Dionísio de Halicarnasse ; As Antiguidades Romanas - IV, 64.
Dionísio de  Halicarnasse; As Antiguidades Romanas - IV, 66
Laura Lorvieto; Contes e Legendes de la Naissance de Rome - outubro 1998.
Pierre Grimal; La Civilisation Romaine - éditions Harthaud  - 1960, éditions Flammarion 1981.
Tite Live; La Fundation de Rome - editions Flammarion, abril 1999.  
https://pt.wiquipedia.org/wiki/Cumas






Sem comentários:

Enviar um comentário