terça-feira, 24 de abril de 2018


 
  POR PREGOS

No dia 19 de julho de 1767 que em nome de sua majestade Jorge III da Inglaterra, Samuel Wallis tomou posse da ilha de Taiti (em francês Thaiti).

Foi durante uma viagem (volta ao mundo) empreendida em busca do Continente Austral (Terra Australis, conhecido também em latin como Terra Australis Incognita), um continente fictício que frequentemente aparecia em mapas europeus entre o século XV e XVII, antes do descobrimento da Austrália, que a ilha de Taiti foi descoberta.

Vindo do Estreito de Magalhães, o navio Dolphin (Delfim) comandado pelo inglês Samuel Wallis acostou na ilha de Otaheiti (Taiti) pelo sudoeste.
O golfinho foi recebido por grande número de pirogas e, como sinal de amizade a primeira exibia uma pequena bananeira.

Quando os taitianos subiram a bordo do Dolphin, recebiam facas e pregos de ferro em troca de bananas, cocos, frutos da ávore a pão e suínos, enquanto algumas embarcações foram a terra em busca de água, lenha para queimar e ao mesmo tempo conhecer um pouco da ilha.

A equipagem do Delfim, depressa descobriu a beleza encantadora das mulheres indígenas, cuja liberdade  e costumes os satisfazia plenamente.
Mas as coisas complicaram-se no dia em que elas decidiram negociar os seus serviços. Como os indígenas  adotaram o prego de ferro como unidade monetária, Samuel Wallis teve que abandonar rápidamente a ilha para impedir que os marinheiros lhe destruissem o navio para recuperarem pregos.

MGeada

Sem comentários:

Enviar um comentário