quarta-feira, 30 de maio de 2018


Júlia Domna, uma síria que governou Roma

Quando à cerca de quarenta anos num lote de moedas encontrei uma que não consegui identificar, estava longe de imaginar a paixão que viria a ter pela numismática romana.
A moeda em mau estado de conservação despertou a minha curiosidade pela sua irregularidade, deixava entrever os traços do rosto de uma mulher, na minha época de ajuntador, habituado a ver moedas bem redondas.

Passado algum tempo  soube que era  um sestércio da imperatriz Júlia Domna, esposa de Séptimo Severo, mas que pouco valor tinha  devido ao seu mau estado de conservação.
Começou então a minha pesquisa sobre a vida desta síria que segundo uma profecia astrológica estava destinada a desposar um rei, mas  não presagiava que um dia governasse Roma.
Pesquisa que originou um enorme desejo de ir mais além que se alargou a outras moedas, e me levou a escrever o livro História dos Monumentos Romanos Contada Através das Moedas.  
Segundos alguns históriadores Júlia Domna nasceu em Émeso (Síria) no ano 158. Era filha de Julius Bassianus grande sacerdote do templo de Émeso dedicado ao deus Baal, e casou com Séptimo Severo um senador de origem líbia, na ocasião governador da Gália Lionesa, no ano 180.
A história regista que Séptimo Severo escolheu Júlia Domna para sua esposa porque o seu horoscópio predia estar destinada a ser rainha.

Séptimo Severo já era viúvo e tinha mais de quarenta anos quando casou com Júlia Domna, o que indica que havia uma diferença de pelo menos vinte anos entre os esposos.
Após o casamento, Júlia Domna deixou a terra natal e seguiu, sempre, o esposo no exercício das suas funções; Lião(Gália)cidade em que no dia 04-04-188, ela deu à luz Marcus Aurelius Antoninus Bassianus ,futuro Caracala: Panónia, (actual Hungria) de 191 a193, Sicília, Milão  Roma, cidade onde no dia 27-05189, nasceu Lucius Publius Septimus Geta.
(Caracala, cognome dado ao imperador por este vestir com muita frequência um casaco comprido com capucho de estilo gaulês, chamado “caracala”).

               
Áureo    
Anv. IVLIA AVGVSTA   
Rev. AETERNIT IMPERI   
(Caracala e Geta)      
Muito inteligente, culta, curiosa, ávida de aprender, fez da corte de Séptimo Severo um centro de vida mundano e de actividades intelectuais. Gostava de conviver com filósofos e escritores; Filóstrato, Ulpiano, Paginiano e outros, eram alguns dos seus amigos.

         
 Áureo                                                                         
 Anv. IVLIA AVGSTA                                    
 Rev. LAETITIA   
                                         
Áureo
Anv. IVLIA AVGUSTA
Rev. DIANA LUCIFERA

A guerra cívil de Abril de 193 perturbou muito a vida do casal. Depois da morte de Pertinax (sucessor de Marco Aurélio), Pescinnius Niger, Clodius Albinus, e Séptimius Severus , foram aclamados imperadores e generais chefes  das suas respectivas legiões, repartidas em Antioquia (Turquia), na Bretanha (Inglaterra) e Carnuntum (Panónia).

Iniciou-se então uma luta pelo poder, Séptimo Severo, o primeiro a chegar a Roma em 09/06/193, eliminou os seus rivais. Pescinnius Niger em 194, e influenciado por Júlia Domna que compreendeu o perigo da divisão de poderes, declarou a guerra a Clodius Albinus que na ocasião (em 197) se encontrava na Europa Ocidental .

Vencido, este suicidou-se, e Séptimo Severo, montado no seu cavalo, espezinhou o cadáver.
Aclamado imperador Séptimo Severo e Júlia Domna instalaram-se em Roma.
Em compensação dos preciosos conselhos militares que Júlia dá ao esposo e pela sua constante presença junto das legiões, a imperatriz é nomeada MATER CASTRORVM (Mãe dos Campos), só Faustina, a Jovem, esposa de Marco Aurélio, tinha sido honorificada com este título.
Faustina foi a primeira mulher a entrar na Cúria Romana, tal foi a sua influência na política do império.

     
Asse
Anv. IVLIA AVGVSTA
Rev. MATER CASTRORVM 
(Mãe dos Campos)
                           

Denário
Anv. IVLIA AVGVSTA
Rev. MATRI CASTRORVM
(Mãe dos Campos)

O regresso de Júlia Domna a Roma não foi bem aceite por C. Fluvius Plautianus, o melhor amigo de Séptimo Severo. 
Nomeado Prefeito do Pretório, Consul e enobrecido, a sua influência era tanta que no ano 202 obrigou Caracala a casar com a sua filha Publia Fluvia “Plautilla” que Caracala detestava, e que segundo a história nunca teve relações íntimas com ela, por desconfiar da ambição do sogro.
Para descreditar Júlia Domna, Plautianus acusou-a de adultério mas Séptimo Severo não lhe prestou atenção.

Usando sua influência sobre seu filho Caracala, Júlia pediu-lhe para  assassinar Plautianus e repudiar Plautilla, o que este fez.
A imperatriz é mãe de dois potenciais sucessores. No ano 195, Caracala é nomeado César e Augusto em 198. 
Para evitar desigualdades e ciúmes entre os filhos, Júlia conseguiu que Geta fosse nomeado César em Janeiro de 198, mas só onze anos mais tarde será nomeado Augusto.

Segundo a história, Caracala era o filho preferido de Júlia, e os difamadores afirmavam que esta mantinha relações incestuosas com o filho. Os alexandrinos alcunharam-na de Jocasta. (Mãe de Édipo com quem casou sem saber que era seu filho, desta união incestuosa nasceram Etéocles, Polinices, Antigona, e Ismene: Jocasta enforcou-se de quando teve conhecimento que praticou incesto).

Algumas moedas da imperatriz cunhadas em diferentes épocas, têm gravados, os seus títulos honoríficos: MATER CAESARI em 195, MATER AVGVSTVS ET CAESARIS em 198, e MATER AUGVSTURVM em 209.

       
Áureo
Anv. IVLIA AVGVSTA
Rev. MATER AVGG   
(Mãe dos Augustos) 
       
Asse 
Anv. IVLIA AVGVSTA  
Rev. MATER AVGG / SC
(Mãe dos Augustos)
       
A Denário
Anv. IVLIA AVGVSTA
Rev. MATER AVGG
(Mãe dos Augustos)

Como o  imperador gostava de publicitar a família imperial e a fecundidade da esposa, mandou cunhar em moedas a imperatriz ladeada pelos filhos.

                      

Áureo
Anv. SEVER P AVG PM TRP X COS I I I
Rev. FELICITAS SAECVLI
(Caracala, Júlia Domna e Geta

O principado de Séptimo Severo foi movimentado devido à guerra com os partos: (povo estabelecido entre o Mar Cáspio e o Lago ou Mar de Aral), no ano 204 .
No mesmo ano, os jogos séculares organizados em Roma foram presididos por Júlia Domna.  (Séptimo Severo organizou os jogos seculares baseando-se no calendário etrusco, que tinha a particularidade de contar 110 anos).  

Áureo 
Anv. SEVERVS PIVS AVG 
Rev. COS III  LVDOS SAECVL FEC 
(Jogos seculares) 
       
Áureo
Anv. SEVERVS PIVS AVG
Rev. LAETICIA TEMPORVM
(Jogos seculares)  

Em 208 a família imperial deslocou-se à Bretânia, (Inglaterra) para expulsar os calédonios, território que Roma há muito tempo tentava conquistar, mas sem êxito.
Durante três anos a imperatriz permaneceu nas primeiras linhas ao lado do seu conjugue, e assistiu à assinatura do tratado da paz em 211. Encontrou e dialogou com as esposas dos chefes bretões e só regressou a Roma, após a morte natural devida ao cansaço das campanhas militares do marido em Eburacum (York) no dia 4 Fevereiro do mesmo ano.

Depois da  morte de Septimo Severo, Júlia Domna encontrou-se no poder com os filhos, então com as idades de 22 e 23, anos mas que se destestavam mutuamente.
Durante o reinado do marido ela conseguiu manter uma certa igualdade nos títulos concedidos aos filhos, mas os partidários de Caracala e de Geta guerreiam-se entre si para porem o seu lider a governar.
A partilha do império chegou mesmo a ser prevista. A rainha mãe opôs-se porque temia que originasse uma guerra civil.

Segundo o historiador Herodiano 170-250, (História dos Imperadores Romanos de Marco Aurélio a Gordiano, 4, 3, 8-9), para acalmar os filhos, ela pronunciou as seguintes palavras.
Meus  filhos, vós encontrareis uma maneira pacífica de usufruires da terra e do mar, pensem bem que as águas do Ponte (Mar Negro) separam os dois continentes.
Mas nossa mãe como faríeis vós a partilha? E como é que eu me vou ver na minha infelicidade com o coração repartido entre vós os dois?

Matar-me; que cada um de vós pegue em metade do meu corpo, e sepulte parte da minha pessoa. Podeis fazer com o corpo da vossa mãe a mesma repartição que pensais  fazer com a terra e o mar.
A partilha do império foi anulada, mas Caracala projectava assassinar o irmão, e mesmo a mãe, se esta lhe fizesse oposição. 

Foi assim que no dia 27 de Fevereiro 212, Caracala assassinou Geta com um golpe de espada quando este procurava refúgio nos braços da mãe.
Na impossibilidade de condenar o fratricídio, a imperatriz colabora e governa com Caracala, participando nas cerimónias políticas, religiosas e públicas como tinha feito com Séptimo Severo.
Ao mesmo tempo recebeu novos títulos MATER POPVLI ROMANI  e mesmo o de MATER VNIVERSI GENERIS HVMANI.
Entre 213 e 216, quando Caracala se encontrava  à frente das legiões a combater contra a Germânia e contra os partos, Júlia Domna deixou Roma e foi viver para Antioche onde se ocupava da correspondência do imperador.

Áureo
Anv. IVLIA PIA FELIX AVG
Rev. MAT AVGG MAT SEN M PATR
(Mãe dos Augustos, mãe do Senado, mãe da pátria)
       
Sestércio
Anv. IVLIA PIA FELIX AVG 
Rev. MAT AVGG MAT SEN M PATR /SC 
(Mãe dos Augustos, Mãe do Senado, Mãe da Pátria)
     
Denário
Anv. IVLIA PIA FELIX AVG
Rev. MAT AVGG MAT SEN M PATR
(Mãe dos Augustos, Mãe do Senado, Mãe da Pátria)

Assinava pessoalmente as cartas enviadas para o Senado, e discutia com o filho sobre questões económicas relativas ao soldo dos legionários.
Os romanos sentiram-se ofendidos com a participação da Mater Populi Romani na gestão dos assuntos do império. 
A imperatriz introduz igualmente em Roma novas modas e costumes oriundos do Oriente, nomeadamente novos penteados e perucas.

No ano 217, Júlia Domna, encontrava-se em Antioche quando recebeu uma mensagem a preveni-la de uma conjuração contra o imperador. Júlia não pode advertir o filho a tempo, e teve conhecimento da sua morte, assim como da tomada do poder por um dos conjurados: Macrino, um antigo amigo de Plautianus.

Júlia Domna já com cinquenta anos, ainda tentou reconquistar o poder com a ajuda  da guarda pretoriana em Antioche, mas sem sucesso. Vencida, Macrino consentiu que ela conservasse a sua fortuna pessoal e regressasse a Émeso, local onde faleceu em 211, vítima de greve de fome e de um cancro da mama, que há muito a fazia sofrer.
O seu corpo foi transladado para Roma e sepultado no mausoléo de Augusto.

MGeada

Bibliografia:

Michel; M. Galléazzi-Dictionnaire Latin-Français, appliqué aux inscriptions monnétaires romaines; Revigny 1994.
Sear; David R- Romain Coins and their values II- London, 2002, Spink, p.491. fig. 6562.
Weber; Frederic-Monnais Romaines, volume ICohen; Henri-Description Historique des Monnaies Frappées sous L’empire     Romain volume IV, Paris 1884.
Zosso; François / Zingg; Christien-Les Empereurs  Romains, 27 a.C.- 476 d.CParis, 1984.
Weber; Frederic-Monnais Romaines, volume ICohen; Henri-Description Historique des Monnaies Frappées sous L’empire     Romain volume IV, Paris 1884.
http://www.empereurs-romains.net
http://www.wildwinds.com

Sem comentários:

Enviar um comentário