quinta-feira, 28 de junho de 2018


Imagens da Liberalidade, “em latin Liberalitas” na numismática romana.

Na cultura da Roma Antiga, Liberalitas era a virtude  de oferecer  livremente (de liber, “livre”).
A Liberalidade é uma das princiais virtudes e, ao mesmo tempo uma alegoria que muitas vezes figura nas moedas imperiais romanas, sob a forma de legendas e tipos.
Muitas vezes essas moedas  foram cunhadas para atestar a generosidade dos imperadores para com o povo, através de distribuições de todos os tipos: dinheiro, produtos alimentares e outros. 

Adriano-denário cunhado em Roma  no ano 121
Anv/-Adriano laureado à direita;
IMP CAESAR TRAIAN HADRIANVS AVG
Rev/-Adriano numa plataforma sentado numa cadeira curul. Á sua direita Liberalitas  distribuindo moedas a um cidadão; por trás do imperador um atendente contador de moedas
P M  TR P COS III LEBERAL AVG III =3º donativo
(Ref. RIC-123ª, BMCRE-301, Cohen-913)

Durante os primeiros períodos do Império, essas distribuições são chamadas “Congiarium”, por vezes também chamadas de “congis óleo pleno” que significa que as pessoas receberam recipientes cheios de óleo.
Durante o período da República os Ediles (magistrados da Roma Antiga) estavam particularmente preocupados com essas distribuições; uma ocasião para adquirirem uma óptima popularidade.

Naturalmente os imperadores continuaram essas práticas, por isso encontramos ocasionalmente na legenda das moedas a palavra CONGIARIVM, mas o termo mais comum é LIBERALITAS.
Ao nome de Liberalitas, é muitas vezes anexado um número que corresponde ao número de oferendas (liberalidades) concedidas pelos imperadores.

Nero-Sestércio cunhado em Roma 64-66
Anv./-Nero laureado à direita;
NERO CLAVDIVS CAESAR AVG GERM P M TR P IMP PP
Rev./-Nero cabeça nua e toga, numa plataforma sentado numa cadeira curul: atrás dele um Perfeito,  em baixo à esquerda um atendente distribuindo moedas a um cidadão com a toga nas mãos para as receber. Em pano de fundo a estátua de minerva;
CONG(iarivm) II DAT POP S C
(Ref. BMC-139)    

Era na ocasião dessas  generosidades imperiais, que uma quantia de dinheiro era dada a cada pessoa e, quando grãos ou pão são distribuìdos era  para impedir a ação dos demónios de provocarem excassez de grãos, e fome. Neste caso falamos sobre Annone (=produção do ano, colheita do ano, alimentos para o ano).

Antonino Pio-Denário cunhado em Roma, no ano 154
Anv/-Antonino laureado à direita;
ANTONINVS PIVS AVG
Rev./Annone de frente a olhar para a direita com duas espigas de milho na mão direita e um módio cheio de espigas na esquerda; (antiga medida de capacidade entre os romanos que equivalia apxoximadamente ao alqueiro);
COS III
(Ref. BMCRE-809, RSC-291)

Antonino Pio-Denário cunhado em Roma, 140-144
Anv/-Antonino laureado à direita;
ANTONINVS AVG PIVS P P TR P COS III
Rev/- Módio com 4 pés contendo 4 espigas de trigo e uma papoula;
ANNONA AVG
(Ref. RIC III 62ª, BMCRE-180, Sear-4050)

Quando além do soldo o imperador dava mais alguma coisa aos soldados, fala-se de “Donativum”, um termo que não aparece nas moedas, mas que se pode  comparar à Liberalitas ou Congiarium.
Após o reinado de Marco Aurélio, a legenda CONGIARIVM deixou de aparecer nas moedas, e a expressão LIBERALITAS será a única a ser utilizada.

Nerva – Sestécio cunhado no ano 96
Anv./-Nerva laureado à direita;
IMP NERVA CAES AVG PM TR P COS II DESIGN III P P
Rev./-Nerva numa plataforma sentado numa cadeira curul, na qual dois magistrados oferecem donativos a um cidadão na escada . Em pano de fundo a estátua de Minerva.
CONGIARium P R S C
(Ref.RIC-71, BMC-97, Cohen-38CF, Sear 5-3043)

Nerva-Asse cunhado no ano 97
Anv./-Nerva laureado à direita;
IMP NERVA CAES AVG P M TR P COS III P P
Rev./- Liberalitas em pé à esquerda com cetro e píleo: (barrete)
LIBERTAS PVBLICA S C
(Ref. RIC-86, CNG-69, Sear-88, Cohen-115)

Marco Aurélio-Sestércio cunhado entre dezembro de 165 e agosto de166
Anv./-Marco Aurélio laureado à direita;
M AUREL ANTONINVS AVG
ARMENIACVS P M
Rev./-Marco Aurélio e Lúcio Vero sentados numa plataforma, por trás deles o perfeito, na sua frente um destribuidor oficial, dando um donativo a um homem nas escadas;
CONGiarivm AVG III TR POT XX IMP III COS III SC
(Ref. RIC-914, Sear-4964)

A Liberalidade é personificada sob a imagem de uma mulher segurando numa mão uma tessela ou tablete quadrada, na qual se vêem um certo número de pontos que mostram o tipo de distribuição feita pelo príncipe; dinheiro, trigo ou outros objectos.
Na outra  uma cornucópia símbolo da abundância de alimentos contidos nos celeiros públicos.

A Liberalitas preside todos os  donativos: dinheiro, azeite, ou vinho oferecido ao povo de Roma pelos magistrados.
Durante o período imperial, era frequentemente un donativo em dinheiro por ocasião das grandes vitórias, um nascimento na família imperiale, ou por ocasião de grandes festejos públicos.

A Liberalidade também chefia todos os Congiários.
As Liberalitas Augusti (= Liberalidades de Augusto) representam dois tipos: Liberalitas ordinárias et extraordinárias.
A primeira menção de Liberalitas, apareceu em moedas do imperador Adriano: nos seus sucessores, também aparece com muita frequência. 
Estas manifestações de generosidade imperial, são mais conhecidas pelas moedas, que pelas fontes tradicionais da história.

Em moedas de Adriano cunhadas durante o seu segundo consulado, podemos ver duas figuras sentadas num «sugestum» (=plataforma).
O imperador a Liberalidade e outra figura com uma pequena tocha: um cidadão sobe as escadas da plataforma, onde os presentes são distribuídos pelo imperador.

Adriano- Sestércio cunhado em Roma no ano 118
Anv./- Adriano laureado à direita;
IMP CAESAR TRAIANVS HADRIANVS AVG
Rev./-O imperador sentado numa cadeira curul, subalterno distribuindo donativos a um cidadão e estátua da Liberalitas com um ábaco na mão direita;
PONT MAX TR POT COS III, LIBERALITAS AVG
(Ref. RIC II-552, Cohen-914, Banti-488 (raríssima esta moeda)

Uma das  Liberalitas  mais notáveis do imperador Adriano, foi aquela durante a qual ele perdoou ao povo o atraso dos impostos acumulados durante 16 anos reclamados pelo Tesouro Publico.
Os reconhecimentos dessas dívidas foram queimados no Fórum de Roma.

Numa moeda de Antonino Pio assim como em moedas de Filipe Senior, vemos o imperador numa plataforma sentado numa cadeira curul. Á sua frente, a imagem da Liberalitas que despeja o dinheiro que ela continha, nas mãos do imperador.
Algumas moedas de prata deste imperador mostram-nos uma figura feminina com uma cornucópia na mão esquerda, na direita uma tessela (ou tablete), que indica a quantidade de comida distribuída a cada pessoa e a preço reduzido, graças à Liberalidade (ou generosidade) do imperador.

Antonino Pio-Sestércio cunhado em Roma no ano148
Anv./- Antonino laureado à direita;
ANTONINVS AVG PIVS PP TR P COS III
Rev./-Antonino sentado numa cadeira curul estendendo a mão a uma figura para entregar o donativo. Á sua esquerda a estátua da Liberalitas com uma cornucópia na mão esquerda, e um ábaco (antigo instrumento de cálculo) na mão direita;
LIBERALITAS AVG V
(Ref. RIC III-775, BMCRE-1693, Cohen-511)

Uma moeda de ouro do imperador Eliogábalo “que não consegui”, mostra o imperador sentado numa plataforma, com a Liberalidade ao seu lado, assim como o Prefeito do Pretório em que  um lictor (oficial que acompanha os magistrados), distribui o côngio (medida equivalente a seis sesteiros ou 1/8 de ânfora) aos cidadãos romanos.

(“Sesteiro”: ((em latim, sextarius)), era uma unidade básica de medida de volume para líquidos durante o Império romano, que correspondia  mais ou menos a 54 cl.
“Congio”: ((em latim congius)) segundo o sistema moderno, corresponde aproximadamente a 3,48 litros).

Temos ainda  moedas do imperador Adriano com a legenda LOCVPLETATORI ORBIS TERRARVM,  podemos ver que esta legenda refere-se às liberalidades deste imperador, que sob os auspícios  da Deusa distribui os seus presentes.

Adriano-Sestércio cunhado em Roma no ano 123
Anv./-Adriano laureado à direita;
IMP CAES TRAIANVS HADRIANVS AVG P M TR PCOS III
Rev. Adriano numa plataforma sentado num banco, à sua esquerda a Liberalitas segurando uma cornucópia com as duas mãos, distribuindo dinheiro a dois cidadãos;
LOCVPLETATORI ORBIS TERRARVM S C
("Para aquele que enriquece a terra inteira")
(Ref. RIC-585 b, BMC-1194, Hill-245

Uma moeda de Antonino Pio emitida no ano 161 (pouco antes da sua morte) na ocasião do seu quarto consulado,  tem a legenda LIBERALITAS AVG VIIII = IX, que significa que esta moeda foi cunhada durante a nona liberalidade deste imperador.

Antonino Pio – Sestércio cunhado em Roma, 159-160
Anv./- Antonino laureado à direita;
ANTONINVS AVG PIVS PP TRP XXII  SC
Rev./- Imperador sentado numa cadeira curul com um oficial a seu lado. Em frente dele Liberalitas com um escudo e cornucópia;  em baixo cidadão  segurando a dobra da toga (manto) para receber o donativo;
LIBERALITAS AVG VIIII (=IX) COS III
(Ref. RIC III-1044, Cohen-532)

Moedas dos imperadores Cómodo e Caracala, têm VIII Liberalitas - Marco Aurélio e Antonino Pio VII -  Septímio Severo e Geta VI - Alexandre Severo e Geta V -  Caracala e Alexandre Severo IIIIGordiano e Alexandre Severo III – Filipe I e Heliogábalo II.

Cómodo-Denário cunhado em Roma, 177-192
Anv./- Cómodo laureado à direita;
L AEL COMM AVG P FEL
Rev./- Liberalitas com uma cornucópia na mão esquerda e um ábaco (antigo instrumento de cálculo)na direita; 
LIB AVG VIII P M TR P COS VII P P
(Ref. RIC-325, 239)

Caracala-Denário cunhado em Roma, 210-213
Anv,/- Caracala laureado à direita;
ANTONINVS PIVS AVG BRIT
Rev,/-Liberalitas com uma cornucópia na mão esquerda e um ábaco na direita;
LIBERALITAS AVG VIII
(Ref. RIC-220, RSC-1356, RCVM-6816)

Marco Aurélio-Sestércio cunhado em Roma em 177
Anv./-Marco Aurélio laureado à direita;
M ANTONINVS AVG GERM SARM TR P XXXI
Rev./-Liberalitas com uma cornucópia na mão esquerda e ábaco na direita;
LIBERALITAS AVG VII COS III  SC
(Ref. RIC 1205, Cohen 422)

Antonino Pio-Denário cuhado em Roma, em 153
Anv,/-Antonino laureado à direita;
ANTONINVS AVG PIVS PP TR P XVI
Rev./-LIBARALITAS VII COS IIII esvaziando moedas de uma cornucópia;
(Ref.RIC III-228, BMCRE- PG.116, RSC-519)

Septímio Severo-Áureo cunhado em Roma em 209
Anv. Septímio laureado à direita;
SEVERVS PIVS AVG
Rev./-Liberalitas com uma cornucópia na mão direita e ábaco na esquerda;
LIBERALITAS AVG VI
(Ref. RIC-278ª, Cohen-297)

Geta-Denário cunhado em 210-212 (ateliê incerto)
Anv./- Geta laureado à direita;
P SEPTIMIVS GETA CAES
Rev./-Liberalitas com uma cornucópia na mão direita e ábaco na esquerda;
LIBERALITAS AVG VI
(Ref. RIC-44, RSC,69)

Alexandre Severo-Denário cunhado em Roma 231-235
Anv. /-Alexandre laureao à direita;
IMP ALEXANDER PIVS AVG
Rev./- Liberalitas com uma cornucópia na mão direita e ábaco na esquerda;
LIBERALITAS AVG V
(Ref. RIC-243, RSC-142, Sear-7879)


Geta-Denário cunhado em Roma em 211
Anv./-Geta laureado à direita;
P  SEPT GETA PIVS AVG BRIT
Rev./-Liberalitas com uma cornucópia na mão direita e ábaco na esquerda:
LIBERALITAS AVG V
(Ref. RIC IV-88, BMCRE-65)

Caracala-Denário cunhdo em Roma no ano 209
Anv. Caracala laureado à direita;
ANTONINVS PIVS AVG
Rev./- Liberalitas com uma cornucópia na mão direita e ábaco na esquerda;
LIBERALITAS AVG IIII = IV
(Ref. RIC IV-158, Cohen-128)

Alexandre Severo-Asse cunhado em 229
Anv./-Alexandre laureado à direita;
IMP SEV ALEXANDER AVG
Rev./-Liberalitas com uma cornucópia na mão direita e ábaco na esquerda;
LIBERALITAS AVGVSTI IIII  S C
(Ref. RIC-577 var., BMCRE-563, Sear-8064, Cohen-157)

Gordiano III-Antoniniano  cunhado em Roma no ano 239
Anv./-Gordiano com coroa radiada à direita;
IMP CAES GORDIANVS PIVS AVG
Rev,/-A Liberalitas com uma cornucópia na mão direita e ábaco na direita;
LIBERALITAS AVG III
(Ref. RIC-223, RSC-141)

Geta-Denário cunhado em Roma em 210-212
Anv./-Geta laureado à direita;
P SEPT GETA PIVS AVG BRIT

Rev/- A Liberalitas com uma cornucópia na mão direita e un ábaco na esquerda;

LIBERALITAS AVG III
(Ref. RIC-89, RSC-68ª)

Filipe I-Denário cunhado no ano 245
Anv./-Filipe laureado à direita;
IMP PHILIPPVS AVG
Rev./-A Liberalitas com uma cornucópia na mão direita e um ábaco na esquerda;
LIBERALITAS AVGG II
(Ref. RIC-38b, RSC-87var.)

Heliogábalo (também conhecido por Elagábalo) -Denário cunhado em Roma em 218-222
Anv./-Eleogabalo lauureado à direita;
IMP ANTONINVS PIVS AVG
Rev./-A Liberalitas com uma cornucópia na mão direita e um ábaco na esquerda;
LIBERALITAS AVG II
(Ref. RIC-106)

MGeada

Bibliografia
Christien Goudineau; Les Empereurs de Rome, d’Auguste a la Tetrarchie-Éditions Errance, 2004
François Zosso, Christien Zingo ; Les Empereurs Romains- 27 avant. J.C- 476 aprés J.C. Éditions Errance, Paris 1994.
George Depeyrot ; La Monnaie Romaine : 211 avant J. C.– 476 aprés J. C..
Henry Cohen, Monnaies tome 1, préface, p XI.
Jean-Paul Tuillier; Les Empereurs de la Rome Antique- Éditions Errance, 1996.
https://fr.wikipedia.org/wiki/Symboles_des_monnaies_romaines

Sem comentários:

Enviar um comentário